ABRH-SP destaca a importância do planejamento eficiente em processos de mudanças nas empresas

Para se desenvolverem em meio à dinâmica atual do universo do trabalho, as empresas precisam se preparar para mudanças. Porém, para a ABRH-SP, transformações bem-sucedidas exigem alinhamento das lideranças, engajamento dos colaboradores e um modelo operacional que propicie bem-estar e fomente a mentalidade de crescimento individual e organizacional.

Estudo apresentado pelo Change Management Institute sobre portfólio de transformações destaca que sem planejamento e governança as organizações podem, involuntariamente, ampliar conflitos e resistência de mudanças em seus quadros profissionais. Como contraponto a essa situação, a experiência de especialistas demonstra que a implementação de mudanças realizada de forma a colher frutos em longo prazo tende a se reverter em resultados mais positivos e duradouros.

Segundo a ABRH-SP, as estratégias voltadas à construção de uma cultura preparada para mudanças têm maior chance de prosperar se houver por parte da empresa a preparação de sua força de trabalho para reagir às transformações de forma organizada, ágil e propícia a inovações.

Em todo o processo, é fundamental que a comunicação seja praticada de forma eficiente para que líderes e equipes entendam e absorvam a lógica por trás das mudanças, os possíveis entraves no processo e os resultados esperados. A transparência de informações, combinada com a abertura a feedbacks a todos os níveis da equipe, contribui para construir confiança entre os funcionários e os capacita a se engajarem nas transformações.

Também como ação estratégica, o incentivo para que os colaboradores liderem iniciativas de mudanças estimula a colaboração. Cabe às lideranças conduzir essa participação, que por sua natureza implica em motivação para executar as demandas.

A preparação dos times para mudanças deve ir além da capacitação tecnológica. De acordo com a ABRH-SP, é importante que as organizações tenham o aprendizado contínuo de seus colaboradores como prioridade, proporcionando a eles condições para o desenvolvimento de habilidades necessárias a novos desafios.

Não menos importante é recompensar a adaptabilidade das equipes. Segundo a ABRH-SP, essa forma de reconhecimento pode agregar o bom desempenho à cultura organizacional, com ganhos em satisfação dos funcionários, produtividade e bons resultados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (08, dezembro de 2025)