Maternidade está entre as principais discussões no universo do trabalho

As mulheres são mais de 55% da população brasileira. Força fundamental de trabalho, há muito se ressentem da falta de políticas e pressões sociais que dificultam ou impedem realizações profissionais. Um dos aspectos mais relevantes do universo corporativo relacionado à atuação feminina é a maternidade. O tema vem exigindo reflexões por parte da área de Recursos Humanos e necessárias mudanças de paradigmas.

A maternidade tem demandado das organizações uma compreensão mais abrangente do papel feminino. Segundo Adriana Alencar, vice-presidente de Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes, para que as mulheres desempenhem “em boas condições” a maternidade e a atividade profissional, diálogo e iniciativas são fundamentais. “E isso deve começar nas escolas e se estender para a comunidade e os setores público e privado, de forma que haja a transformação necessária”, afirma.

Para Lia Ferreira, diretora da ABRH-SP Regional Campinas, o papel da mulher no mercado de trabalho tem sido cada vez mais impactante. “Ela deixou de ocupar o papel de mãe e esposa e agregou o de protagonista dentro de suas funções no mercado de trabalho”, diz.

A percepção da diretora da Regional Campinas corrobora com a visão de Adriana Alencar, que afirma: “O aumento da representatividade de mulheres em posições de liderança é essencial e a maternidade deve potencializar a carreira e competências, mas não ser um impeditivo.”

A carga de trabalho, ressalta Lia Ferreira, não vai diminuir. “Com novas tecnologias e desafios temos condições de executar as funções de forma ágil, mas não com menos qualidade, menos afeto e sensibilidade”, reforça.

A atualidade desta temática encontra um ambiente fértil para discussões no Congresso LIFE – Liderança Feminina em Movimento. Um dos grandes eventos anuais da ABRH-SP será realizado no dia 20 de junho, na capital paulista.

Desde a criação em 2016, o evento traz discussões sobre desafios e tendências mundiais, como equidade, falta de representatividade, barreiras estruturais, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros assuntos de relevância.

Em 9ª edição, o LIFE tem como tema central “A força transformadora do feminino na sociedade”. A partir de discussões conduzidas por especialistas e profissionais de Recursos Humanos das principais corporações do Brasil, o congresso agrega entre outros debates “Liderança feminina no comando: A força transformadora dos CEOs”, “O impacto das mulheres em um cenário de escassez de talentos” e “Esgotadas – O Ponto de Virada na Saúde Mental das Mulheres”.

As inscrições e a programação completa do LIFE estão em life.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (25 de março de 2024).