Webinar da ABRH-SP discute a inclusão de pessoas neurodivergentes nas empresas

A ABRH-SP realiza nesta segunda-feira (29/09), a partir das 19h, o webinar “Inclusão de pessoas neurodivergentes”. Para debater um tema cada vez mais urgente e estratégico nas organizações, o evento on-line, via YouTube, reúne profissionais que são referência no mercado de trabalho. Com inscrições gratuitas, o encontro traz experiências pessoais, corporativas e institucionais que inspiram e orientam as empresas na construção de ambientes mais justos, diversos e acessíveis.

Pessoas neurodivergentes representam hoje cerca de 30% da população mundial. No Brasil, o Transtorno de Espectro Autista (TEA), uma das condições neurodivergentes, tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas, ou 1,2% da população, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com o webinar “Inclusão de pessoas neurodivergentes”, a ABRH-SP pretende estimular profissionais e empresas a ampliarem as iniciativas inclusivas.

Integrante do Comitê de DE&I da ABRH-SP, analista sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão na Rede Santa Catarina, consultora e palestrante TEDx, Mariana de Oliveira é a mediadora do evento on-line. Ela traz situações de sua vivência profissional e também experiências pessoais como mulher com deficiência e mãe de um adolescente com deficiência.

“Participar deste webinar é uma oportunidade de ampliar o olhar sobre inclusão e aprender com experiências reais de quem vive e impulsiona a causa da neurodiversidade”, afirma Mariana.

O webinar será iniciado com a participação em vídeo da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Adriana Maria Silva Cutrim, que coordena também o grupo Inclusão de Pessoas Neurodivergentes no Trabalho do MPT e é vice-coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

Também convidado, o professor e escritor Adriano Bandini, sócio fundador da Campos da Diversidade e especialista de Diversidade no Itaú Unibanco, conta de que forma a empresa estruturou ações de inclusão de pessoas neurodivergentes, especialmente em tecnologia, e quais aprendizados surgiram a partir desse processo.

No webinar, a educadora Jéssica Borges, mulher com deficiência e neurodivergente, presidente da Associação Brasileira dos Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e parceira da Talento Incluir, fala sobre sua atuação para desconstruir estereótipos atribuídos a pessoas autistas, entre os quais dificuldade de comunicação, de interação para o trabalho em equipe e falta de capacitação para assumir cargos de liderança.

Para apoiar as interações com os participantes, a ABRH-SP convida Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir.

“O diálogo entre especialistas e pessoas neurodivergentes nos ajuda a repensar práticas e a fortalecer ambientes de trabalho mais justos e acolhedores. É um tema atual, necessário e transformador para todos nós que atuamos com pessoas e organizações”, conclui Mariana de Oliveira.

Inscrições gratuitas: bit.ly/webinar-inclusao

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (29, setembro de 2025)