Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LHH e ICF São Paulo detalham o Programa Transição de Carreira

A ABRH-SP recentemente reeditou o Programa Transição de Carreira, que teve sua primeira edição lançada em 2017. A iniciativa tem como objetivo oferecer gratuitamente aos seus associados em transição de carreira serviços de apoio, como coaching e outplacement, desenvolvidos em parceria com líderes desses segmentos.

A depender de cada caso, os associados podem utilizar os serviços de coaching de carreira, oferecidos pela International Coach Federation de São Paulo (ICF São Paulo), EcoSocial e IMR – Erickson College Brasil, ou os serviços de outplacement aplicados pelas consultorias Lee Hecht Harrison e Lens & Minarelli.

Nesta edição do jornal Gestão de Pessoas, Irene Azevedoh, diretora de Transição de Carreira & Gestão da Mudança - América Latina da Lee Hecht Harrison, e Graziela Terra, diretora de Desenvolvimento de Mercado da ICF São Paulo, Christine Napoli e Genilda Saji, integrantes do Comitê de Desenvolvimento de Mercado da ICF São Paulo, falam sobre o programa.

Irene: “Na primeira edição do programa, pudemos dar o suporte aos executivos enviados para que eles atingissem seus próximos passos de carreira (novo emprego, negócio próprio ou consultoria). Para nós foi uma grande honra estar com eles nesse momento tão importante de suas carreiras.

Nosso programa ajuda os executivos, através de uma metodologia que durante 50 anos vem sendo aprimorada, com conversas de coach e ferramentas de última geração, a fazerem as melhores escolhas para suas carreiras e atingirem mais facilmente seus objetivos. É um momento de muita solidão e, quando os executivos têm um local seguro para se aconselhar, esse período passa de uma forma mais suave.

Temos uma equipe de mais de 10 consultores. De acordo com a experiência e perfil do executivo em transição, um dos consultores é acionado para dar o suporte para o programa em questão. Ele passa por reuniões individuais, participação em workshops presenciais ou webinars e e-learnings, simulação de entrevistas, encontros com headhunters e busca por posições (quando querem um novo emprego), além da expansão do network do participante por meio de nossa rede de relacionamento. Para aqueles que querem negócio próprio, temos uma aceleradora com mentores e apoio de gestão aos projetos selecionados”.

Graziela, Christine e Genilda: “A ICF São Paulo disponibilizou para a ABRH-SP programas de coaching sem custos aos associados da entidade paulista, realizados por profissionais credenciados, ou seja, que se submeteram e foram aprovados no processo de qualidade da ICF Global.

Para analistas e coordenadores, foram oferecidos dois programas de coaching em grupo de cinco sessões para até 15 pessoas por grupo; para gerentes, dois programas de coaching individual de cinco sessões; e, para diretores, dois programas de coaching individual de cinco sessões.

Apesar de ainda estarmos no início dos trabalhos, recebemos e-mails de alguns associados empolgados e satisfeitos por participarem dessa oportunidade.

Os associados que participam dos programas de coaching da ICF São Paulo se beneficiam duplamente. Primeiro, pelos resultados alcançados no processo e, segundo, pela possibilidade de conhecer, através de sua própria experiência, o que é  um programa de coaching que segue os critérios de qualidade, confidencialidade e ética estabelecidos pela ICF globalmente.

Para um gestor de pessoas, um programa de coaching com profissionais altamente qualificados é um experiência de grande valia, pois são eles os responsáveis por cuidar das pessoas dentro das organizações. De qualquer maneira, o depoimento dos associados ao final do programa será fundamental para confirmarmos a importância que essa experiência teve para eles.

É importante esclarecer que o papel de um coach não é orientar o seu cliente, mas apoiá-lo a encontrar sua própria orientação, definir suas metas e escolher seus caminhos. O cliente é estimulado a olhar para si e entender onde está e como está e a construir planos e metas que sejam realizáveis para ele naquele momento e, durante esse processo, a lidar com todos os desafios que aparecerem”.

Fonte: O Estado de São Paulo, 25 de Agosto de 2019.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!