Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABRH-SP realiza em parceria com a ESG4 um curso sobre ESG com conteúdo exclusivo para Recursos Humanos

A ABRH-SP, em parceria com a ESG4, realiza o curso “O RH e os princípios ESG: Do conhecimento à implementação”. Com início em 23 de Maio, serão oito aulas, ministradas sempre às terças-feiras. Além de conceitos, evolução dos princípios e importância da implementação do ESG nas corporações, o programa apresenta cases e benchmarking. Os encontros terão a participação de gestores de RH de grandes empresas para compartilhar experiências sobre cada tema. As inscrições estão abertas para associados ou não da ABRH-SP.

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a conservação do meio ambiente. O “S” (social) aborda o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) referenda entre outros pontos a atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

“O que torna este curso sem igual no mercado é o fato de todo conteúdo ser pensado exclusivamente para o profissional de Recursos Humanos”, observa Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP. “Hoje, os heads de RH desempenham hoje papel fundamental no processo de conhecimento, implementação e engajamento de colaboradores na adoção dos critérios ESG.”

O curso, em parceria com a ABRH-SP, tem a liderança de Alexis Thuller Pagliarini, sócio-fundador da ESG4, plataforma de suporte ao conhecimento e aplicação dos princípios ESG. “Dos oito encontros programados, cinco serão dedicados a 15 grupos de temas específicos do universo do RH, indo muito além dos conceitos básicos de ESG”, explica Pagliarini.

Segundo Pagliarini, os encontros específicos à gestão de RH vão se aprofundar em temas de interesse de gestores de gestão de pessoas. “Os temas estão relacionados a programas de incentivo atrelados a metas ESG, diversidade, equidade e inclusão, equidade salarial, questão de cotas para PCDs, ações afirmativas, recrutamento sem vieses, bem-estar, saúde mental, entre outros assuntos”, destaca.

Para Drouet, o gestor de Recursos Humanos tem hoje, entre várias atribuições, a disseminação da cultura e dos propósitos das organizações. “Daí a importância do RH em fazer com que todos os conceitos ESG sejam difundidos e aplicados transversalmente em todas as ações da empresa”, completa Pagliarini.

PROGRAMA DO CURSO (sujeito a alterações)

1- Conceitos gerais

- Evolução ESG ao longo do tempo

- Princípios do Pacto Global da ONU 2030

- Os 17 ODS

- Momento atual / Importância

2- Detalhamento de cada vertente E, S e G

- Universo E

- Universo S

- Universo G

- Materialidade

- Criativismo ESG: Cases criativos

3- RH: protagonista na implementação dos princípios ESG nas empresas

Temas específicos:

Bloco 1

1.1 Governança Tone of the top / Comitê de Pessoas – Cultura / Propósito/ Comprometimento

1.2 Programas de Incentivo / Bônus atrelado a metas ESG / Equidade salarial

1.3 Comunicação assertiva / Transparência

CASES / BENCHMARKING

Bloco 2

2.1 DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) / PCDs – Cotas / Acolhimento / Formação de Comitês/ Grupos de afinidade / Embaixadores

2.2 Ações afirmativas

2.3 Recrutamento sem vieses

CASES / BENCHMARKING

Bloco 3

3.1 Equidade na política salarial

3.2 Compliance trabalhista

3.3 Novos modelos de trabalho / Viagens corporativas

CASES / BENCHMARKING

Bloco 4

4.1 Engajamento a causas sociais e ambientais

4.2 Bem-estar / Saúde mental

4.3 Ativismo

CASES / BENCHMARKING

Bloco 5

5.1 Manual de Ética e Conduta

5.2 Canal de denúncia / Ombudsman

5.3 Educação / treinamento / desenvolvimento

CASES/ BENCHMARKING

4- Exercício coletivo

- Design Thinking – Como podemos garantir o protagonismo do RH nas ações ESG?

Informações e inscrições: Clique AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH- SP (13 de Março de 2023).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!