Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liderança em tempos nebulosos

 

Betania Tanure, PhD, é sócia-fundadora da consultoria BTA, professora convidada do Insead e membro de Conselho de Administração

 

O momento atual é fortemente pautado pela incerteza – na política, na economia, no ambiente empresarial e, por que não dizer, na vida pessoal, área em que a incerteza também tem reflexos inegáveis.

De modo geral, as empresas vivem hoje tempos muito difíceis, diferentemente de alguns anos atrás, em que mesmo um executivo sem alto nível de robustez conseguia gerar resultados. Antes a correnteza era positiva e bastava ir de acordo com os ventos. Hoje é preciso ter muita competência para interpretar corretamente os sinais e não ser pego de surpresa por redemoinhos ou até tornados.

Voltemos um pouco mais no tempo: poucas décadas atrás, os executivos brasileiros eram reconhecidos como craques em lidar com o ambiente de incerteza usando o “lado sol” do traço cultural flexibilidade. Esta competência foi muito desenvolvida nos períodos que coincidiram com o terrível cenário de inflação alta e crises sucessivas. Como estamos hoje nesse quesito?

Em pesquisa que fizemos há poucas semanas com 798 executivos, 74% afirmaram nunca ter experimentado uma crise similar à atual e 32% não ter sequer vivido uma crise. Será que nos acostumamos às águas calmas, aos ventos a favor, e perdemos a flexibilidade? Ela pode estar adormecida em alguns líderes, enquanto em outros, sobretudo nos que têm hoje de 35 a 40 anos, talvez nem tenha se desenvolvido.

Importante readquirir essa competência. Ela é base para sabermos lidar com o mundo do “e”, em oposição ao mundo do “ou” – que, cheio de certezas, tem o lado certo, o lado errado e não incorpora a perspectiva da diversidade, do digital, da inclusão.

É preciso, com flexibilidade como competência e rigor na ética, abandonar o espaço problema e migrar para o espaço solução. Vamos em frente?!

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 13 de Julho de 2017

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!