Comunicação personalizada tem lugar de destaque na cultura organizacional

Pela primeira vez, as empresas contam com quatro gerações em seus quadros profissionais. Na mesma mesa, baby boomers, geração X, millennials e geração Z têm a oportunidade de opinar, contribuir para os melhores resultados, ao mesmo tempo que agregam valor à marca empregadora. Na visão da ABRH-SP, para que este time diverso seja contemplado em suas potencialidades e prioridades para atuar de forma eficiente, investimentos em gestão de pessoas devem colocar a comunicação personalizada no centro da cultura organizacional. Como entidade que agrega a maior comunidade de Recursos Humanos do Brasil, a ABRH-SP tem investido em múltiplos canais para se comunicar de forma eficiente com diferentes públicos.

Há alguns anos, as organizações vêm sendo desafiadas a compreender de que forma cada geração se comporta no ambiente de trabalho para que conhecimentos, experiências e talentos sejam investidos, de maneira sinérgica, em objetivos comuns de produtividade e bem-estar profissional e pessoal. Neste sentido, a escuta efetiva e a comunicação personalizada são fundamentais para envolver todo o time multigeracional.

Assim como os profissionais mais experientes tendem a valorizar conversas formais e reuniões presenciais, as gerações mais jovens preferem mensagens rápidas, linguagem direta e decisões mais ágeis.

A convivência multigeracional nas organizações tem mostrado às lideranças que são inúmeras as modalidades de comunicação. Conhecendo o perfil do time profissional, é possível desenvolver códigos comuns que engajem todos os profissionais sem prescindir da clareza e da conexão.

Com o objetivo de ampliar o diálogo e propor reflexões sobre os temas atuais que mais interessam à área de Recursos Humanos, a ABRH-SP tem dedicado especial atenção à comunicação.

O site da entidade, totalmente reformulado, é um exemplo desse investimento que amplia a presença digital com conteúdos exclusivos e acesso facilitado a diversas áreas de interesse. Com produção de newsletter, webinars, coberturas via redes sociais e ações pelo LinkedIn, a ABRH-SP tem compartilhado informações, experiências e integrado profissionais de RH de várias gerações. Internamente, grupos de conversa, canais de Whatsapp e outras ferramentas são utilizados para expandir o diálogo.

Nos eventos promovidos pela entidade, a agilidade da comunicação também é uma preocupação constante. Com a proposta de agregar profissionais de várias gerações, insights são compartilhados para o estabelecimento de um diálogo rápido e eficiente.

Historicamente, a entidade dedica esforços e aportes à comunicação, que vem se transformando ao longo dos anos e hoje, em tempos de Inteligência Artificial, aprimora-se em velocidade e formato.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (11, agosto de 2025)