O início de um novo ano é um estímulo à renovação de propósitos e oportunidades. De acordo com a ABRH-SP, também é período propício a investimentos em metas muito bem planejadas para a carreira, com uma visão clara do que se almeja profissionalmente e também na vida pessoal.
Se as intenções para o novo ano vêm acompanhadas de desejo de mudança de emprego, aprimoramento de competências e investimento em aprendizado, o primeiro passo para o profissional é organizar as etapas.
A definição de metas torna-se ainda mais eficiente quando as tendências que estão moldando o mercado de trabalho são levadas em consideração. Neste sentido, o avanço da inteligência artificial, a demanda crescente por capacitação em sustentabilidade e a valorização de soft skills devem ser observadas pelo profissional.
Segundo a ABRH-SP, na elaboração de metas é importante que os objetivos sejam mensuráveis, de forma a criar caminhos realistas e alinhados com as competências que se pretende desenvolver. Ao invés de “querer aprender algo novo”, pode-se estabelecer o tipo de curso e o prazo para concluí-lo.
É importante que o profissional empenhado em se aprimorar, e mesmo transformar a sua trajetória, tenha em mente que as metas precisam ser revisadas periodicamente, e não apenas no início de um novo ano. Em todo o processo de planejamento, o comprometimento com cada etapa das metas estabelecidas deve visar, acima de tudo, aprimoramento profissional e pessoal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (29, dezembro de 2025)