Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desafio de desenvolver talentos para um ambiente digitalizado e diverso

A seção RH Digital dá espaço para executivos de Recursos Humanos e gestores de pessoas falarem sobre o tema da Transformação Digital, um dos pilares da diretoria executiva da ABRH-SP. A entrevistada desta semana é a diretora de RH da MetLife, Daniela Dall'Acqua. Leia a seguir:

GESTÃO DE PESSOAS – Como a Transformação Digital tem mudado o RH de sua empresa?

DANIELA DALL'ACQUA – A Transformação Digital mudou as operações de RH em si, tornando os processos mais práticos e ágeis. Por exemplo, a maior parte do processo de recrutamento e entrevistas hoje é feito virtualmente, por meio de plataformas e vídeos, e as atividades mais operacionais como processos de Benefícios e Folha de Pagamento já são totalmente digitais, permitindo o autosserviço e aumentando a eficiência e a satisfação dos funcionários. A gestão de dados ficou muito mais complexa e, por outro lado, o acompanhamento das métricas ficou em tempo real. Mas a principal mudança não foi na área de Operações, mas, sim, na atuação estratégica de RH. A Transformação Digital alterou a economia e nosso negócio como um todo: impactou nossos produtos, serviços e também a forma de trabalhar; por exemplo, o trabalho virtual é algo rotineiro na MetLife há anos. O maior desafio do RH na Transformação Digital é desenvolver talentos que se sintam confortáveis em um ambiente bastante digitalizado e diverso, e aptos para liderar nosso constante processo de inovação.

GP – Na sua opinião, o que pode ser feito para preparar os trabalhadores para os impactos dessa Transformação Digital nos seus empregos e carreiras, evitando ampliar os índices de desemprego do país?
DD – A Transformação Digital não necessariamente implica a redução de força de trabalho, muito pelo contrário. Empresas criadas na Transformação Digital trouxeram novas formas de trabalho e de geração de renda que não existiam até então. Em 2019, a MetLife completou 20 anos no Brasil e, nesse tempo, aumentou exponencialmente a digitalização dos processos e também o número de funcionários e parceiros. A Transformação Digital libera os funcionários das atividades mais operacionais e burocráticas para assumir posições mais complexas e analíticas, que pedem novas competências. Um exemplo prático de Transformação Digital em Recursos Humanos na MetLife são os treinamentos em várias línguas e em diversos assuntos em plataformas on-line – muito além do conteúdo técnico, demonstra também uma mudança cultural, pois estão disponíveis para todos os funcionários e parceiros, independentemente do nível hierárquico, que podem estudar durante o horário de trabalho, como acharem mais conveniente, e usando metodologias de gamification para torná-los mais interessantes. Todos nós precisamos estar o mais preparados possível para mudanças, seja a Transformação Digital ou algo novo que o futuro com certeza irá trazer. Em resumo, o papel do RH neste momento de transformação é apoiar o negócio e os colaboradores no desenvolvimento de novas competências, incentivar a tolerância e diversidade de pensamentos, e criar um ambiente bastante aberto e pouco hierárquico para que todos possam colaborar com ideias inovadoras de forma ágil.

Fonte: O Estado de São Paulo, 10 de Novembro de 2019.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!