Hoje a maioria da força de trabalho nas companhias é composta pela geração dos Millenials, os jovens com idade entre 21 e 34 anos. Apesar da crença de que esses colaboradores estão sempre em busca da próxima oportunidade na carreira, sem grandes compromissos com a sua empresa atual ou com segurança financeira de longo prazo, as atitudes e o comportamento desse grupo variam bastante.
A 14ª edição da pesquisa anual Employee Benefit Trends Study (EBTS) da MetLife, realizada em 2016, revelou que essa geração é mais seletiva e preocupada com o futuro financeiro, o que faz com que busque benefícios que se adaptem às suas necessidades e visões. E o mercado precisa atender a esses critérios.
Grande parte desse esforço passa pela oferta de benefícios que vão além do que é exigido por lei, com foco em saúde e bem-estar dos funcionários e de seus familiares. Um estudo internacional da MetLife, desenvolvido a partir da análise de mercado de três países – Brasil, Chile e México –, revela que grande parte das empresas utiliza os benefícios como uma forma de aumentar a produtividade e melhorar os índices de atração e retenção de talentos.
Do ponto de vista do trabalhador, a oferta de benefícios é vista como uma forma de ampliar sua proteção financeira. Cerca de 80% deles relataram que buscam oportunidades em companhias em que a oferta de benefícios os ajude a suprir suas necessidades pessoais. Foi o que apontou a pesquisa da MetLife com 3 mil clientes no Brasil. Seguros de vida e planos odontológicos, por exemplo, estão entre os cinco benefícios mais desejados pelo colaborador.
Quando existe um equilíbrio entre o que a empresa oferta e o que o empregado busca, o resultado é o aumento da lealdade do profissional. Entre os brasileiros, o comprometimento para com empresas que investem em bons benefícios é de 72%. Esse índice cai para cerca de 20% entre trabalhadores que não os recebem.
Diante deste cenário, os profissionais de Recursos Humanos têm o desafio de conciliar os interesses de uma força de trabalho cada vez mais diversificada e consciente às metas de negócios das empresas. Essa tarefa passa por equacionar custos dos benefícios e por adotar soluções como os benefícios voluntários, aqueles em que os funcionários arcam com o pagamento parcial ou total do valor de contratação.
Contar com apoio de seguradoras especializadas, que ofertam uma carteira de produtos de acordo com as necessidades e o tamanho de cada organização, contribui para ações de balanceamento por parte das empresas. Com esse suporte, elas minimizam a ocorrência de um descompasso de visões, oferecendo benefícios estratégicos que atraiam e retenham talentos e impulsionem a produtividade.
Por Ramon Gomez, vice-presidente Comercial da MetLife
Fonte: O Estado de São Paulo, 13 de Agosto de 2017.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.