Desafios e oportunidades na Agenda 2018 para os Business Partners/RH nas empresas
Após aproximadamente três décadas desde que Dave Ulrich criou o conceito de Business Partner (BP), empresas dos mais variados portes e segmentos ainda “patinam” sobre qual o melhor modelo para atender às necessidades internas corporativas.
Para aquelas que de alguma forma já consolidaram o conceito e a cultura dentro da organização, porém, surge o desafio de ir além, ampliando as iniciativas de RH, entendendo o que mais pode ser feito como fator agregador para os negócios, consolidando cada vez mais essa parceria.
A prática constante de “olhar para dentro de casa”, revisar cultura, clima, processos e o design organizacional, torna-se fundamental para se antecipar às tendências de mercado e preparar-se para o futuro, agora!
As empresas que têm adotado o conceito e o formato de consultoria interna – BP para a área de Recursos Humanos – entenderam que necessitam estar em mesmo grau de alinhamento estratégico junto às perspectivas do negócio e em sintonia com desenvolvimento e evolução de todas as outras áreas da empresa.
Com essa vontade de alçar voos de maior amplitude, contribuir e alavancar o crescimento da empresa, criando novas ferramentas que possam ser úteis para acompanhar a velocidade e o surgimento de novas soluções, de forma mais abrangente ao mesmo tempo que inovadora, tem sido o foco destes RHs que buscam assegurar boas práticas na gestão de pessoas. Mas, para acompanhar e fazer a diferença, o RH tem um desafio constante orientado às permanentes mudanças, à sobrevivência, às vulnerabilidades e incertezas.
Assim, podemos afirmar que toda evolução depende da “visão no horizonte”, mais amplo, essencialmente, na busca constante e incansável com foco em todas as áreas da empresa, contribuindo para torná-la bem-sucedida, referência em seu mercado, em suas ações valorosas, que façam sentido e tragam bem-estar aliado a ótimos resultados, contributivos e sustentáveis.
Dessa forma, os atributos atuais que compõem a posição de Business Partner vão além de ser a interface estratégica na busca da inovação, do fortalecimento dos objetivos comuns e da ampliação de relacionamentos e engajamento interáreas, mas que também possam trazer equilíbrio nas práticas cotidianas de longo prazo através de atitudes e ações saudáveis, em que de fato a reputação da marca possa ser expressa com excelência, unindo o ambiente e as pessoas.
Nessa linha, falar de 2018 significa buscar os avanços em todas as ações, práticas e uso de ferramentas e tecnologias que possam aproximar a chamada “Gestão Eficaz” da visão mais ampla, identificando oportunidades e o olhar para a perpetuidade dos negócios, com o fortalecimento das pessoas para essa condução.
Uma questão se faz presente – e você, Consultor Interno de RH – Business Partner, dentre seus desafios, o que pretende incluir em sua agenda para 2018?
Por Viviane Pereira Machado, participante do Grupo de Estudos de Consultoria Interna, de São Paulo (SP)Nesta edição, o jornal Gestão de Pessoas publica dois artigos produzidos por integrantes dos Grupos de Estudos da ABRH-SP
Fonte: O Estado de São Paulo, 07 de Janeiro de 2018.
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