Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em 2016 empresas devem investir em estágios

De olho no futuro, empresas mantêm investimentos em Programas de Estágios para 2016

Apesar dos dias difíceis, a retração da economia não tem afetado a continuidade dos programas de estágios das empresas. De acordo com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, o número de novos contratos de estágio e de aprendizagem firmados pela instituição no primeiro semestre de 2015 aumentou 4,5% em relação a igual período do ano passado, saltando de 130.832 para 136.677. Atualmente, o CIEE mantém 500 mil jovens em programas de estágio em todo o país.

Mesmo empresas atingidas mais duramente pela crise têm mantido seus programas. Um exemplo é a Mercedes-Benz do Brasil, que recentemente aderiu ao Programa de Proteção ao Emprego para dar estabilidade aos quase 10 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, localizada em São Paulo. “Sabemos muito bem que as pessoas não podem ser desenvolvidas do dia para a noite. Por isso, mantemos nossos Programas de Jovens Talentos faça chuva ou faça sol, pois mais à frente, daqui a um ou dois anos, quando a situação melhorar, vamos precisar desses profissionais”, explica Carlos Ferreira Manaia, gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz.

Com inscrições abertas até 30 de novembro deste ano, o programa disponibiliza cerca de 100 vagas entre as unidades de São Bernardo do Campo, Juiz de Fora (MG), Campinas e Iracemápolis (SP) – nova planta de automóveis que será inaugurada em 2016 –, além de vagas nos escritórios regionais de vendas localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Podem participar estudantes que deverão estar, em 2016, no penúltimo ou último ano de graduação nos cursos das áreas de Engenharia, Finanças & Controlling, Recursos Humanos, Vendas & Marketing, Comunicação, Administração e Tecnologia da Informação.

 

Outro exemplo é a multinacional anglo-holandesa RB (Reckitt Benckiser). Por meio do seu Programa de Estágio 2016, a empresa busca jovens talentos universitários para preencher cerca de 25 vagas em sua sede em São Paulo. O estudante interessado deve se candidatar até 10 de outubro e cursar, de preferência, a partir do segundo ano da graduação nas seguintes áreas: Administração/ Comércio Exterior, Ciências Contábeis/ Economia, Publicidade e Propaganda/ Marketing, Engenharia (produção/materiais/entre outras), Química/ Farmácia/ Ciências Biológicas, Direito e Psicologia.

 

Empresa da área de desenvolvimento de tecnologias para os mercados de papel e celulose, energia, petróleo e gás, matérias-primas e transporte automotivo, o Grupo Voith também está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Jovens Talentos 2016 (até 2 de outubro). O programa tem como objetivo desenvolver estudantes de Engenharia através do estágio rotativo em diversas áreas da empresa para formar profissionais qualificados e com uma visão analítica, com base na cultura Voith.

 

Perfil

O perfil do estagiário tem mudado muito nos últimos anos. As exigências são maiores, porém mais claras. No caso da Mercedes-Benz, as características desejadas são iniciativa, gostar de trabalhar em equipe, propor ações inovadoras, vontade de aprender e dar sugestões e participar ativamente dos processos da empresa. “Em média, acabamos efetivando cerca de 40 estagiários por ano”, lembra Manaia, que destaca que o Programa de Estágios da Mercedes-Benz existe desde 1970.

Mais informações:

www.mercedes-benz.com.br/carreira

www.vagas.com.br/reckitt

Voith: www.ipoinstituto.com.br

 

Fonte: Jornal Estadão – 20/09/2015

 

 

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!