Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ESPECIAL 50 ANOS – Mulheres na presidência da Associação

Muito embora as mulheres sejam maioria na área de Recursos Humanos, a participação delas na liderança da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP acompanha a proporcionalidade da participação feminina no board das organizações. Nesses 50 anos de história, o cargo de presidente foi ocupado por duas mulheres – Nielce Camillo Filetti e Elaine Saad – e o de presidente do Conselho Deliberativo por apenas uma: Noelly de Carvalho David, durante a gestão de Nielce.

A proporção nos demais cargos da diretoria e dos conselhos, no entanto, vem crescendo nas últimas décadas. Atualmente, a diretoria executiva tem importante presença feminina, sendo composta por cinco homens e quatro mulheres (conheça as integrantes na reportagem acima).

Primeira mulher eleita para a presidência da Associação, Nielce comandou a entidade de 1996 até o início do novo milênio. Na sua gestão, a ABRH-SP realizou a reforma do estatuto social com o objetivo de garantir aos associados uma participação mais democrática nas decisões da entidade. Os principais aspectos dessa mudança foram o direito ao voto dos associados empresariais e a eleição da diretoria pelo voto direto – até então o Conselho Deliberativo escolhia o presidente da ABRH-SP, que, por sua vez, indicava os membros da diretoria.

Atual vice-presidente da ABRH-Brasil, Elaine assumiu a liderança da ABRH-SP em 2008 para concluir a gestão do triênio 2007-2009 com a saída do cargo de presidente de Vicente Teixeira, que deixou o Brasil para uma carreira internacional de executivo de RH.

Uma das principais realizações da diretoria de Elaine foi o papel de destaque que a Associação teve no desenvolvimento e lançamento, em 2008, do Emprega São Paulo, importante ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet até hoje mantida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo.

 

Página Semanal ABRH-SP – 08 de março

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!