Homens e mulheres, juntos, contribuem para resultados mais harmônicos
Patrocinador Premium do CONALIFE pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Boticário considera o evento totalmente conectado com o que pratica dentro e fora da organização. Nesta entrevista, o presidente Artur Grynbaum fala sobre as iniciativas do Grupo quando o assunto é equidade de gênero e empoderamento da mulher.
GP – O Grupo Boticário está bastante associado às questões relacionadas à equidade de gênero e empoderamento feminino. Como essas questões impactam os negócios?AG – A questão da equidade de gênero e da diversidade é muito importante para nós como companhia, e trabalhamos isso com nossos colaboradores e com toda nossa rede de relacionamento. A valorização da mulher sempre esteve presente na história do Grupo, desde a abertura da primeira franquia, em 1980, feita por uma mulher, até a composição da empresa. Hoje, as mulheres estão à frente de pelo menos 85% das nossas franquias. Nós somos uma empresa que entende o público feminino e está muito presente em suas vidas. Pelos produtos que comercializamos, mas também pela formação de nossa força de trabalho. Atualmente, as mulheres somam 57% dos colaboradores do Grupo Boticário. Acreditamos que homens e mulheres, juntos, contribuem para resultados mais harmônicos, por meio da diversidade de abordagens e pensamentos. Dar mais oportunidades às mulheres é também dar mais opções aos homens. Uma empresa com mais diversidade gera também mais resultado.
GP – O que falta para que as mulheres ocupem mais cargos de liderança nas empresas e tenham maior representação política no nosso país?AG – Hoje, ainda não há equidade de gênero na sociedade. Há muito o que avançar para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens. Precisamos dos governos, sociedade civil e empresas atuando em rede. A vida das mulheres e meninas melhorou muito nos últimos 150 anos – hoje, as mulheres são 58% das pessoas formadas na universidade no Brasil e essa é a realidade de muitos países. Mas ainda temos muitos desafios, elas são a minoria nos topos das organizações e empresas, ganham menos e muitas enfrentam condições de trabalho precárias e são sobrecarregadas por trabalhos domésticos, não remunerados, que ainda são percebidos socialmente como sendo obrigação das mulheres. O Grupo Boticário acredita na criação de oportunidades de transformação positiva da sociedade e sabe que tem um papel muito importante neste processo. Um mundo mais belo só é possível por meio da atuação ativa de todos. Fazemos parte desta sociedade como empresa que gera valor além do econômico, mas também na transmissão de valores e atitudes positivas. Acredito que, quanto mais empresas e entidades se engajarem nesse compromisso por meio de iniciativas práticas, mais transformações positivas teremos neste cenário de desigualdade que ainda existe. Podemos avançar a passos mais rápidos. Um bom diagnóstico, seguido de um plano de ações afirmativas, pode ser transformador, pois vai buscar oferecer igualdade de oportunidades a todos e todas, entendendo cada um.
GP – Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Boticário é o patrocinador Premium do CONALIFE. O que o motivou a apoiar o evento?AG – O CONALIFE é um evento totalmente conectado com o que praticamos dentro e fora do Grupo Boticário. Temos uma série de iniciativas para fomentar discussões e promover transformações quando o assunto é equidade de gênero e empoderamento da mulher, como a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU e o apoio à pesquisa e ao documentário Precisamos Falar com os Homens?, que debate a questão no país. Hoje, metade dos nossos gestores são mulheres. Inclusive na alta liderança, onde 50% de nossos vice-presidentes são mulheres. Isso nada mais é do que uma profunda crença de que homens e mulheres são igualmente capazes. Suas diferenças se complementam e devem ser respeitadas. E, ainda mais importante, nós como líderes empresariais e cidadãos temos o compromisso de trazer este tema para o debate e fomentar discussões, só assim podemos colaborar com a transformação efetiva e o desenvolvimento da sociedade.
GP – Outro tema importante para o Grupo é a questão da inovação. Quais são as novidades da empresa nessa área e por que o Brasil ainda investe pouco em inovação?AG – A inovação está no DNA do Grupo Boticário. Temos um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com uma estrutura que reafirma nossa posição como uma das principais empresas do segmento de beleza do mundo, além de um núcleo que busca iniciativas de empreendedorismo e desenvolvimento do varejo. Acreditamos que a inovação permite tornar o produto mais competitivo. Temos um time inquieto que busca o novo sempre. Dentro de nossa companhia, desenvolvemos de forma pioneira a pele 3D, uma tecnologia inovadora no Brasil, com o objetivo de reproduzir a pele humana em laboratório para a realização de testes de produtos cosméticos. Outro bom exemplo é desenvolvimento da tecnologia de órgãos do corpo humano em chip também para aprimorar os testes de produtos, em parceria com o LNBio (Brazilian Biosciences National Laboratory), laboratório ligado ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e com apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O Brasil ainda investe pouco neste tema, não existem incentivos claros e duradouros, nem estímulo a convênios e formalizações de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.
Fonte: O Estado de São Paulo, 28 de Maio de 2017
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.