Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Medidas Provisórias e as boas práticas de RH

Como tem feito nas últimas semanas, a ABRH-SP realizou mais um webinar voltado para a comunidade de Recursos Humanos, desta vez com a correalização da ShareRH e foco nas Medidas Provisórias recentemente divulgadas pelo governo federal com o objetivo de enfrentar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. On-line, o evento teve as participações de Wolnei Tadeu Ferreira, diretor Jurídico da ABRH-Brasil, e Virginia Presser, coordenadora de Relações do Trabalho e Sindicais da Natura, com a moderação de Carlos Silva, diretor Jurídico e Financeiro da ABRH-SP.

“Têm sido momentos intensos nas últimas semanas e, presumo eu, continuarão a ser intensos por um período. São grandes as mudanças trabalhistas advindas das Medidas Provisórias. Nossa preocupação é garantir que nossos colaboradores fiquem bem. Até aqui implementamos algumas ações que podem ser mudadas ou redirecionadas, considerando o cenário que vai surgindo”, explicou Virginia no início de sua fala.

Ela abordou as medidas adotadas até aqui e enfatizou o cuidado contínuo da Natura com toda a rede de relações. “A proposta é todo mundo se cuidar. Cada pessoa é um mundo e todo mundo importa. Nós de RH temos de ter esse olhar em qualquer decisão que tomarmos em nossas empresas”, disse Virginia.

Primeiramente, as pessoas do grupo de risco foram colocadas ou para trabalhar remotamente, aquelas com atividades compatíveis para isso, ou em licença remunerada (as que não tinham atividades compatíveis). Também foram realizadas ações para o time do varejo das lojas próprias conforme as decisões municipais e governamentais em relação ao fechamento de shoppings ou de comércio locais. “Esse time foi colocado inicialmente em licença remunerada para a gente conseguir se preparar internamente para entender qual seria o próximo passo. Depois, todos entraram em férias coletivas”, acrescentou Virginia.

Os colaboradores com atividades possíveis de serem feitas remotamente passaram a trabalhar de casa por tempo indeterminado com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nos espaços físicos da empresa. Especificamente para o público das fábricas e operacional dos centros de distribuição, foi adotada uma rotina de revezamento de trabalho, e foram feitos planos emergenciais de assistência para as consultoras e revendedoras. Além disso, a Natura assumiu compromissos com as comunidades extrativistas em relação ao cumprimento dos planos combinados.

Outras ações foram a divulgação de um comunicação oficial para tranquilizar os colaboradores de que não haverá planos de demissões nos próximos 60 dias; a criação de um boletim diário sobre o novo coronavírus encaminhado por e-mail para toda a organização; mudanças nas linhas de fretados para garantir uma ocupação menor nos ônibus; a divulgação de campanhas diárias de higiene; e a disponibilização de aulas on-line de meditação, ioga e ginástica laboral para aqueles colaboradores que permanecem trabalhando remotamente.

Segundo ela, a Natura também tem se preocupado com a comunidade em geral. “Nas fábricas da Natura, em Cajamar, e da Avon, em Interlagos, passamos a priorizar a produção de itens de higiene pessoal, como sabonetes, e álcool em gel e líquido, cujos primeiros lotes têm sido destinados para doação.”

Dúvidas

Em seguida, Virginia e Wolnei responderam às dúvidas dos participantes do webinar sobre as MPs. É possível conferir as respostas no vídeo disponível no canal da ABRH-SP Seccional São Paulo no YouTube (https://www.youtube.com/user/abrhsp1).

Fonte: O Estado de São Paulo, 12 de Abril de 2020.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!