Em tempos de constantes mudanças e incertezas, as organizações têm o desafio de se reinventar, gerando valor a todos os envolvidos no negócio, e traduzir sua razão de existir em resultados efetivos numa dimensão abrangente. Sabe-se que, no mundo contemporâneo, os clientes estão cada vez mais exigentes e utilizam as redes sociais para expressar suas experiências com os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. A tecnologia tem gerado impactos significativos no que diz respeito à maneira como as pessoas e marcas se relacionam, e evidentemente é um caminho sem volta.
Para David Ulrich, criador do conceito Business Partner (ou consultor interno de RH), a tecnologia possibilita acesso às informações em tempo real e contribui para a tomada de decisões. O professor e pesquisador também ressalta que o RH deve identificar quatro fases da digitalização:
Fase 1 – Eficiência, usar as ferramentas digitais para trazer agilidade às execuções das atividades diárias e evitar falhas humanas.
Fase 2 – Inovação, estar aberto a aprender e pensar em ações diferentes, gerando valor e eliminando tarefas.
Fase 3 – Informação, é imprescindível o uso de informações confiáveis e úteis para ter assertividade nas decisões.
Fase 4 – Sempre se perguntar: para onde estamos indo? Essa questão afeta as organizações em nível global? As pessoas estão conectadas 24 horas por dia no mundo virtual e o maior desafio do RH é como fazer com que todos usufruam os benefícios tecnológicos e ao mesmo tempo conectá-los no mundo real, tendo em vista que as competências sociais serão cada vez mais exigidas.
Apesar da evolução tecnológica, o homem ainda se diferencia dos robôs através da capacidade de criar e se relacionar, estabelecendo vínculos de afetividade. Essas características são únicas e exclusivamente do ser humano, portanto, esse profissional deve atuar como agente de mudança de mindset e entender que a tecnologia será mais uma aliada em todos os aspectos.
Fonte: O Estado de São Paulo, 05 de Janeiro de 2020.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.