Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pessoas! Como atrair e reter talentos

Esse foi o tema discutido nos encontros com profissionais de RH, buscando ações, programas e cases para melhoria das práticas diárias. Considerando que este é o grande desafio dos profissionais de pessoas, entendemos que todos os processos, desde o recrutamento até avaliação, desenvolvimento e reconhecimento são responsáveis pela gestão deste ativo nas organizações.

A primeira discussão tratou da importância da marca e da cultura organizacional na atração e retenção de talentos. Como dito por Peter Drucker, “a cultura come a estratégia no café da manhã”, ou seja, qualquer ação deve estar alinhada à cultura organizacional e esta deve ser forte para sustentar os programas propostos. Isso também vale para os planos de desenvolvimento de pessoas. Atrair e reter pessoas exige a definição de políticas de RH alinhadas à cultura e estratégia organizacional bem consolidadas e estruturadas. Buscar o alinhamento dos objetivos pessoais/profissionais à cultura organizacional potencializará a estratégia e objetivos definidos.

A comunicação é um fator essencial para o desdobramento da estratégia fortalecida pela cultura e então teremos resultados alcançados com forte comprometimento de todos. O engajamento da liderança é fundamental na retenção dos talentos, pois são responsáveis pela transmissão dos valores, crenças e diretrizes da organização. Aos líderes, cabe a responsabilidade de estabelecer uma comunicação transparente, desenvolver a equipe, propor desafios e não apenas definir e controlar as metas.

Ao RH, cabe promover os canais corretos da comunicação assertiva, desenvolver políticas de benefícios, oportunidades de carreira, projetos de reconhecimento e valorização dos talentos, em todos os níveis e considerando a diversidade de gerações com suas diferentes expectativas e competências.

Enfim, o processo de atração e retenção de talentos envolve um projeto macro, que deve estar sustentado em diversos aspectos: cultura forte, comprometimento da alta gestão, participação ativa das lideranças e comprometimento das equipes de trabalho. O suporte das políticas de Recursos Humanos em constante atualização e aplicação das melhores práticas fortalecerá estas ações, levando a organização a ser reconhecida no mercado com forte competitividade no processo de atração e retenção de talentos.

 

Marta Locha e Carla Ramos, integrantes do Grupo de Estudos de Estratégia para a Atração e Retenção de Talentos da ABRH-SP Sorocaba

 

Fonte: Jornal Estadão – 03 de janeiro de 2016

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!