RH como designer organizacional

Autor do livro DesigneRHs para um Novo Mundo, o consultor em desenvolvimento organizacional com foco em RH, Marco Ornellas, abriu, na última quinta, o Ciclo de Palestras da ABRH-SP com a apresentação da tema “Como Transformar o RH em Designer Organizacional”.                                                                         

Ornellas pontuou que vivemos a convergência de três grandes crises: de identidade e valores; de sustentabilidade; e de modelo econômico. “Essas crises já aconteceram antes, mas agora estão potencializadas pela tecnologia”, lembrou. Segundo ele, em dez anos, 40% das empresas da Fortune 500, que classifica as 500 maiores corporações do mundo de acordo com a receita, não vão mais existir.

Diante desse cenário de complexidade e transformação, qual o papel do RH? Para Ornellas, o RH deve mudar de atuação com ações funcionais para uma atuação mais visionária com fins estratégicos: “O profissional de Recursos Humanos de hoje tem de olhar para fora e para o futuro, para os cenários e o que tem pela frente; olhar para dentro e (re) desenhar constantemente as organizações; e finalmente se movimentar e agir”. E, por levar um pouco de arte para as organizações, por ter como foco a ótica do usuário e por gostar de solucionar problemas, o design thinking é um aliado poderoso nesse processo.

Como explicou Ornellas, o RH que atua como designer organizacional é futurista (abre mão do conhecido, explora o desconhecido, questiona as certezas e desenha possibilidades); é inovador (desenvolve processos centrados nas pessoas com ousadia e positivismo); é tecnológico (atua como analista de dados); e gera impacto (tem um propósito e cuida da comunidade, do entorno e da sociedade como um todo). ‘Ele também precisa ser exponencial”, concluiu.

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Março de 2018.

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!