Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RH na Resolução de Conflitos – Uma pesquisa da ABRH-SP

É conhecido que conflitos internos, mal gerenciados, costumam gerar altos custos para as organizações e para as pessoas que nelas trabalham, mas faltam dados concretos sobre como as organizações e seus respectivos RHs lidam com tais questões. Por isso, o Grupo de Estudos RH na Resolução de Conflitos da ABRH-SP realizou uma pesquisa com os membros da Associação para compreender melhor este tema.

Foram abordadas questões sobre como os executivos percebem o impacto de conflitos internos na gestão das suas organizações, quais os fatores geradores de conflitos e as ferramentas utilizadas atualmente para lidar com tais impactos.

Entre as causas de conflitos internos, as mais citadas nas 138 organizações respondentes foram falhas de comunicação e diálogo, além do perfil gerencial, ou seja, a falta de preparação e flexibilidade dos líderes. Nesse ponto foi indicado que menos de 28% das empresas realizaram treinamentos relacionados às competências associadas à gestão de conflitos (por exemplo, negociação, comunicação assertiva, etc.) ou cursos específicos de gestão de conflitos nos últimos dois anos.

Um dos principais resultados que o estudo revelou foi a grande disparidade de visão dos respondentes sobre o papel do RH em relação à gestão de conflitos. A visão sobre esse papel variou bastante, desde o RH sendo 100% envolvido na resolução de conflitos até a posição de ser raramente ou nunca envolvido. De forma geral, porém, os respondentes reconhecem que a gestão de conflitos deve ser um papel relevante para o RH.

Também foi pesquisado o uso de uma série de ferramentas de gestão de conflitos, particularmente o papel do gestor como mediador de conflitos, políticas de portas abertas, canal de ouvidoria e outros. Os resultados indicaram a tendência das empresas de preferir o uso de recursos internos para tais processos, mas não identificaram o preparo do RH ou dos gestores para aplicar alguns desses métodos. 

A apresentação completa do estudo com discussão sobre os resultados pela equipe de pesquisa acontecerá no dia 11 de agosto, na sede de ABRH-SP, a partir das 8h30.

Mais informações: (11) 5505-0545

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de julho de 2016

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!