Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TEMAS EM DEBATE: O riso levado a sério

Os benefícios que o humor traz ao ambiente de trabalho são inegáveis e hoje essa é uma competência pessoal altamente valorizada. “O bom humor estimula a criatividade, alivia o stress, resolve conflitos, melhora o clima interno e a saúde física, reduzindo o absenteísmo e o presenteísmo. Tudo isso tem um impacto profundo na produtividade e nos resultados”, diz Marcelo Pinto, advogado e consultor. Conhecido como palestrante do bom humor, ele esteve na ABRH-SP, na última quinta, para falar sobre o tema.

Na sua apresentação, Marcelo Pinto chamou a atenção para tabus como “o riso tira a autoridade” e “seriedade é igual à sisudez”. “É possível ser sério e descontraído ao mesmo tempo. Fundamental é que a descontração seja na hora certa, com as pessoas certas e na medida certa. Brincadeiras fora de hora e contexto podem levar até a acusações de assédio moral, trazendo prejuízo à organização”, ressaltou.

Para desenvolver um bom plano de gestão do humor é preciso identificar momentos, locais, oportunidades e pessoas que possam ajudar na descontração do ambiente do trabalho. O palestrante sugeriu campanhas de endomarketing, inserção de temas como a importância do riso no alívio do stress, o estímulo a atitudes bem-humoradas e uma série de práticas de baixo custo, como introdução a uma forma diferente de pensar.

“Nessa empreitada é imprescindível contar com a liderança. O líder nem precisa ser bem-humorado! Basta permitir que o humor e a descontração fluam normalmente entre as equipes”, completou.

Página Semanal da ABRH-SP 24 de Março de 2013

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!