Liderando a Mudança em Meio à Transformação Digital
A transformação digital está acontecendo diante dos nossos olhos e é um caminho que muitas empresas vão, e devem, seguir. E claro, a liderança deve ter a capacidade de dominar todos os recursos tecnológicos que fazem parte desse processo de transformação.
Além do conhecimento básico, que é o conhecimento técnico, os gestores devem ter um olhar ainda mais estratégico, de modo que eles possam explorar o digital em prol das pessoas e do seu negócio.
Para que uma empresa entre de cabeça dentro da transformação digital, são necessárias duas características essenciais: flexibilidade e inovação.
Se uma empresa tiver muitas burocracias e tarefas extremamente repetitivas e menos elaboradas, o impacto da transformação pode ser muito grande, fazendo até mesmo com que os funcionários pensem que estão fazendo tudo errado ou fiquem desmotivados.
Diante disso, a transformação digital veio para mostrar o caminho para profissionais e clientes, os motivando a se reinventar diante dos novos desafios que irão surgir.
No vídeo 19, João Marcelo Furlan, fundador da Enora, conta quais foram os desafios que enfrentou quando, durante a crise de 2014, viu sua empresa perdendo o rumo e se viu obrigado a mergulhar em meio a transformação digital para superar barreiras, enfrentar novos desafios, e claro, se destacar no mercado, gerando ainda mais lucros para a sua empresa e mais satisfação dos seus clientes.
O empresário relata também o uso do Design Thinking para trazer inovação, explicando cada um dos seus 4 fundamentos, que são eles: visionar o futuro, mobilização de pessoas, partir para ação e transformar a cultura.
Clique e assista o vídeo.