Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A área da Felicidade e a Psicologia Positiva Dentro das Organizações

Neste ano de 2023, os estudos do grupo de psicologia positiva mostraram a importância da área da Felicidade dentro do contexto corporativo, considerando os benefícios dela para a saúde mental dos profissionais.

A Psicologia Positiva tem como ponto de partida, aumentar a sensação de satisfação e bem-estar. É um movimento científico com pesquisas de estudiosos do mundo inteiro que buscam comprovar que o ser humano pode ser mais feliz e ter uma vida com mais qualidade. 

Cultivar bons relacionamentos, gera bem-estar. As relações interpessoais, quando saudáveis, influenciam bons comportamentos individuais e aumentam a sensação de vida plena. 

Sendo assim, o foco nos pontos fortes dos indivíduos e na celebração das conquistas, de forma que, esse movimento deverá produzir a sensação de realização e reconhecimento no sujeito. Treinar a mente e estar disposto a aprender com as situações de conflitos em geral, além da aceitação de todas as emoções, favorece a resiliência e a transformação, em todos os cenários. Fazer perguntas como o que posso aprender com a situação, quais são os pontos positivos, é a chave para treinar a mente de forma positiva. O objetivo é possibilitar uma transformação, não ignorar o que não funciona, mas destacar e valorizar o que funciona bem.

Segundo dados da OMS, o Brasil ocupa as primeiras posições em quadros de ansiedade, depressão e é o segundo em burnout, resultando em casos de turnover, redução na produtividade, absenteísmo, gerando consequências para a saúde e para a economia. 

Este assunto é tão importante que o FIB (Felicidade Interna Bruta), utilizado para mensurar a felicidade e o bem-estar geral da população, virou um indicador da ONU (Organização das Nações Unidas). 

No contexto organizacional, a área da Felicidade não é somente para criação de programas de bem-estar e novos benefícios, mas para prevenção e promoção em saúde mental, visto que esses programas isolados não conseguem mudar o modo como os colaboradores se sentem no ambiente profissional. 

Uma das metodologias que pode ser utilizada é o job crafting, desenvolvida com base na Psicologia Positiva, possibilita o indivíduo “mudar seu trabalho para torná-lo mais envolvente e significativo”. Já a saúde mental é um dos pilares da área da Felicidade, onde existe uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, nutricionistas e médicos e consiste em ações, envolvendo cultura, mediação de conflitos, revisão de políticas, processos, compliance e ESG. 

Segundo a pesquisa de Andrew Barnes, fundador da 4 Day Week Global, os seres humanos são produtivos apenas 3 horas por dia, trabalham muito, mas não bem. É necessário redesenho da semana, comunicação, tecnologia, processos, e a forma como nos relacionamos. A organização precisa de conscientização, provocar novas formas de pensar, mudança de hábitos, e engajamento de todos nessa transformação.

Para que haja essa mudança de mindset, a OMS recomenda treinamento da liderança para desenvolver sua capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes e responder a trabalhadores em sofrimento, pois o profissional muitas vezes exerce um papel de líder, mas não sabe de fato o que deve ser feito. 

Os profissionais de hoje querem se sentir pertencentes, desejam mais qualidade de vida, repensam suas carreiras e renunciam empregos. 

Doravante disso, o início da transformação, parte da conscientização da liderança, além de um ambiente colaborativo, onde os funcionários sintam segurança psicológica para poderem se expressar e inovar, criar relações mais positivas, se sintam desafiados e realizados, tenham reconhecimento, aceitação, oportunidade de repensar os erros e com comunicação transparente. Além disso, é importante ter um ambiente que valoriza a diversidade e a inclusão, pois quanto mais o profissional se sentir incluído e valorizado, mais e melhor ele irá produzir. 

Dessa forma, a psicologia positiva permite que a equipe e os líderes tenham mais abertura e autonomia para confiar no seu potencial, aumentando a criatividade e o foco.

Após este ano de estudo, foi verificado que a construção de uma cultura positiva envolve mudanças, reflexões, e requer um trabalho diário.  A aplicação e investimento da psicologia positiva nas organizações contribui na construção de uma marca empregadora e no enriquecimento da cultura, podendo gerar retornos mais positivos e lucros maiores, pois colaboradores mais felizes, são mais produtivos.

Artigo escrito por Caroline Otranto e Elaine Miguel participantes do Grupo de Estudos "Psicologia Positiva" da ABRH-SP.

(São Paulo, 08 de Abril de 2024)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!