Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A relação entre propósito, autonomia e performance

O que é importante e tem valor no trabalho que você realiza? Para auxiliar nesta reflexão, vamos iniciar entendendo a etimologia da palavra propósito. Derivada do latim “propositum”, significa vontade ou intenção de realizar alguma coisa. Assim, podemos entender que o propósito significa encontrar sentido para o que se faz, é quando define que seus valores estão à frente do que se realiza, influenciando sua motivação interna, ou seja, o que mobiliza você para a ação. 

 

Você trabalha sem querer ou de propósito? Esta forma de entender o trabalho explica o porquê encontramos pessoas que realizam a mesma atividade alcançando níveis de motivação e performance diferentes. Isso acontece quando você sente que suas atividades não se limitam somente a sua descrição de cargo ou ao cargo descrito em seu crachá, mas, sim, ao impacto positivo do seu trabalho para o mundo, clientes, colegas de trabalho ou bem-estar de outras pessoas. 

 

A compreensão do significado das atividades realizadas, além de nos motivar, também proporciona um sentimento de autonomia, experimentando a sensação de controle sobre o que está sendo realizado, das opções que dispõe e na liberdade de escolha. A autonomia incentiva o pensar, a percepção do esforço próprio e a busca da capacidade de criar. Este sentimento gera resultados positivos segundo pesquisadores de universidades canadenses, americanas e chinesas, cujos estudos apontam que profissionais com autonomia reportavam maior bem-estar e satisfação com o trabalho. 

 

A influência da autonomia sobre a sensação de bem-estar e a satisfação com o trabalho refletem nos níveis de sensações positivas, que, por sua vez, auxiliam na expansão da mente, a pensar em mais opções para resolução de problemas e contribuem para visualização das coisas como um todo e com a atenção, tornando os indivíduos mais criativos e resilientes. 

 

Entender que o verdadeiro propósito do seu trabalho está relacionado a agir em prol do outro e a fazer a diferença no mundo auxiliará você a conquistar uma maior satisfação com o que realiza, bem como lhe conferirá a motivação e a autonomia necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades, tornando-se melhor naquilo que faz. Estes inúmeros benefícios refletirão positivamente em sua performance, em suas relações e, consequentemente, em sua saúde. Essa mudança na sua forma de pensar e agir o ajudará a manter o foco em seus objetivos, aumentando exponencialmente sua motivação e, por que não dizer, a sua  felicidade.

 

Por Carolina Crespo Zavanella da Costa, integrante do Grupo de Estudos de Felicidade no Trabalho

 

São Paulo, 07 de Fevereiro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!