A relação entre propósito, autonomia e performance
O que é importante e tem valor no trabalho que você realiza? Para auxiliar nesta reflexão, vamos iniciar entendendo a etimologia da palavra propósito. Derivada do latim “propositum”, significa vontade ou intenção de realizar alguma coisa. Assim, podemos entender que o propósito significa encontrar sentido para o que se faz, é quando define que seus valores estão à frente do que se realiza, influenciando sua motivação interna, ou seja, o que mobiliza você para a ação.
Você trabalha sem querer ou de propósito? Esta forma de entender o trabalho explica o porquê encontramos pessoas que realizam a mesma atividade alcançando níveis de motivação e performance diferentes. Isso acontece quando você sente que suas atividades não se limitam somente a sua descrição de cargo ou ao cargo descrito em seu crachá, mas, sim, ao impacto positivo do seu trabalho para o mundo, clientes, colegas de trabalho ou bem-estar de outras pessoas.
A compreensão do significado das atividades realizadas, além de nos motivar, também proporciona um sentimento de autonomia, experimentando a sensação de controle sobre o que está sendo realizado, das opções que dispõe e na liberdade de escolha. A autonomia incentiva o pensar, a percepção do esforço próprio e a busca da capacidade de criar. Este sentimento gera resultados positivos segundo pesquisadores de universidades canadenses, americanas e chinesas, cujos estudos apontam que profissionais com autonomia reportavam maior bem-estar e satisfação com o trabalho.
A influência da autonomia sobre a sensação de bem-estar e a satisfação com o trabalho refletem nos níveis de sensações positivas, que, por sua vez, auxiliam na expansão da mente, a pensar em mais opções para resolução de problemas e contribuem para visualização das coisas como um todo e com a atenção, tornando os indivíduos mais criativos e resilientes.
Entender que o verdadeiro propósito do seu trabalho está relacionado a agir em prol do outro e a fazer a diferença no mundo auxiliará você a conquistar uma maior satisfação com o que realiza, bem como lhe conferirá a motivação e a autonomia necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades, tornando-se melhor naquilo que faz. Estes inúmeros benefícios refletirão positivamente em sua performance, em suas relações e, consequentemente, em sua saúde. Essa mudança na sua forma de pensar e agir o ajudará a manter o foco em seus objetivos, aumentando exponencialmente sua motivação e, por que não dizer, a sua felicidade.
Por Carolina Crespo Zavanella da Costa, integrante do Grupo de Estudos de Felicidade no Trabalho
São Paulo, 07 de Fevereiro de 2022