Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABRH-SP revela o número médio de profissionais de RH em pesquisa realizada com empresas de médio e grande portes no Brasil

A ABRH-SP realizou uma pesquisa com 41 empresas brasileiras de médio e grande portes para revelar a média de profissionais de Recursos Humanos em atuação por setor. De acordo com o levantamento, que envolveu cerca de 277 mil empregados, no Varejo/Comércio há em média 218 profissionais. Serviços aparece em segundo lugar, com média de 208. Na sequência vêm Indústria (108), Saúde (98) e Tecnologia (39). Energia e Agro respondem juntos por uma média de 66 profissionais. “Estes e outros dados da pesquisa, sem dúvida, contribuem para o planejamento e o dimensionamento das estruturas do RH em várias áreas produtivas do País”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

 

A pesquisa “Dimensionamento das Equipes de RH de Médias e Grandes Empresas” foi feita entre 20 de março e 6 de abril deste ano. Por meio de formulário enviado a organizações de diversos setores produtivos, a ABRH-SP considerou o número total de colaboradores diretos em funções essenciais de Recursos Humanos. A pesquisa excluiu especialistas de áreas médicas, segurança e folha de pagamento.

 

Nas 41 empresas de médio e grande portes dos setores de Varejo/Comércio, Serviços, Indústria, Saúde, Tecnologia, Energia e Agro incluídas no levantamento da ABRH-SP, trabalham 276.757 colaboradores. Deste total, 1.969 atuam especificamente na área de Recursos Humanos.

 

Na média geral, destaca Drouet, há um profissional de RH para cada grupo de 141 colaboradores. “Os resultados não surpreendem, justamente porque é esperado um número maior de colaboradores por profissional de Recursos Humanos em setores com índice elevado de empregados em funções mais operacionais”, avalia.

 

Por outro lado, o presidente da ABRH-SP considera que públicos internos mais bem qualificados demandam outras exigências do RH. “Quanto maior a qualificação, maior também é a quantidade de profissionais na área de Recursos Humanos para a execução dos subsistemas de RH, como recrutamento e seleção de funcionários, avaliação de desempenho, entre outras atribuições”, ressalta.

 

Como fonte confiável, o levantamento da ABRH-SP, na avaliação de Luiz Drouet, é um documento que favorece análises para o Recursos Humanos das grandes e médias corporações do Brasil. “Cada vez mais os profissionais de RH assumem um posicionamento de guardiões da cultura empresarial, conhecem muito bem o negócio em que atuam e têm hoje uma participação consolidada nas decisões estratégicas das organizações. Por estas e outras razões, é fundamental que exista uma participação ainda mais expressiva de especialistas com alta qualificação para grupos de centenas de colaboradores”, finaliza o presidente da ABRH-SP.

 

Acesse o relatório clicando AQUI.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (08 de Maio de 2023)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!