Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coaching: autoconhecimento em prol da carreira

O mundo do trabalho está cada vez mais complexo, com grande quantidade de informações disponíveis, acesso facilitado à tecnologia, exigência por resultados a curto prazo. Para conseguir entrar no ritmo e atingir objetivos específicos de carreira, Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e VP de Pessoas e Cultura da Natura, recomenda que os profissionais façam coaching, técnica que ajuda no desenvolvimento profissional e permite a visualização clara dos potenciais de cada um.

Especialista no tema pelo Instituto Ecosocial, Lilian explica: “Durante o coaching, o funcionário passa por um processo de autoconhecimento a fim de descobrir suas competências ou capacidades adormecidas. Depois, um especialista (coach) o ajudará a pensar quais passos precisam ser dados para que ele atinja o objetivo profissional pretendido.” No dia-a-dia do ambiente corporativo, quem geralmente exerce a função do coach é o próprio RH, com quem, tanto os colaboradores, quanto os executivos, confiam e se aconselham.

De acordo com Lilian, uma condição para o especialista que ocupa esse papel de orientador é a ética para não expor os segredos dos colaboradores, além disso ser um bom ouvinte e, principalmente, saber fazer as perguntas certas para que, a partir disso, ajude a traçar um plano de ações focado na carreira. Lilian recomenda a contratação de profissionais externos, apesar de algumas empresas terem a prática. “Eles são mais isentos, pois não fazem parte da dinâmica política e econômica da organização. Dá mais confiança e liberdade”, ressalta.

Apesar de ser um tema voltado para o ambiente de trabalho, passar pela metodologia de autoconhecimento também provoca efeitos positivos em outros âmbitos. “Normalmente os problemas que você tem na vida profissional são oriundos da vida pessoal. Passar por um processo de coaching também pode ajudar você a se tornar uma pessoa melhor”, conclui Lilian Guimarães. 

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!