Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar os líderes a desenvolver uma Comunicação Consciente?

No contexto corporativo, aprimorar a comunicação é um exercício que visa fortalecer os vínculos por meio das relações humanas e ajuda a promover o entendimento dos objetivos estratégicos. Nesse sentido, a proximidade da liderança é essencial para garantir que todas as pessoas estejam comprometidas e envolvidas com os resultados dos negócios. ​​De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, 70% (Setenta por cento) dos líderes exercem influência no engajamento dos funcionários. Isso destaca a necessidade da liderança buscar meios que garantam clareza e objetividade nas informações transmitidas a todos membros da equipe. Nesta conjuntura, compartilharemos algumas ferramentas que podem ajudar na promoção de uma Comunicação Consciente.

Teoria das Cores: é uma ferramenta que auxilia líderes a compreenderem as preferências de comunicação de seus colaboradores, permitindo que adaptem suas abordagens de acordo com as escolhas individuais. Dessa forma, podem estabelecer conexões mais profundas e eficazes. Os estilos de comunicação da Teoria das Cores são: 

Vermelho: direto, assertivo e objetivo; 

Verde: colaborativo, compreensivo e empático;  

Amarelo: enérgico, criativo e inspirador; 

Azul: tranquilo, analítico e racional.​​ 

Feedforward: é uma abordagem centrada no desenvolvimento futuro de competências, habilidades e atitudes, com o propósito de impulsionar o progresso da pessoa e o sucesso do negócio. 

Comunicação Não Violenta (CNV): é uma abordagem que enfatiza a expressão autêntica, a empatia e a compreensão mútua. Líderes que a praticam, são mais propensos a resolver conflitos de maneira pacífica e a cultivar relacionamentos saudáveis. Os quatro pilares da CNV são:  

Observação: compreender o que ocorre sem julgamentos; 

Sentimento: comunicar o que se sente de forma clara e honesta;  

Necessidade: expressar as necessidades que estão por trás dos sentimentos; 

Solicitação: realizar pedidos de maneira clara e específica.  

 É importante ressaltar que os elementos não precisam seguir uma ordem específica, sendo a ideia principal a promoção de um diálogo de conexão.

A aplicação dessas ferramentas é capaz de apoiar o líder em sua comunicação consciente, pois permite não apenas a compreensão da importância dos diálogos eficazes, mas também a adoção de uma abordagem para aprimorá-la. Esses movimentos resultam em líderes mais adaptáveis, empáticos, abertos ao feedback e capazes de inspirar e motivar suas equipes de​​ maneira significativa. Ou seja, liderança e Comunicação Consciente estão intrinsecamente ligadas: líderes que reconhecem a importância de sua comunicação e utilizam ferramentas adequadas são mais aptos a criar ambientes saudáveis, produtivos e inspiradores.

Com efeito, o apoio do time de Recursos Humanos desempenha um papel crucial nesse processo ao fornecer treinamento nas ferramentas e ao criar um ambiente que encoraje a comunicação aberta e honesta. Além disso, pode também oferecer feedback sobre comunicação e auxiliar líderes a melhorá-la. Quando a liderança torna-se protagonista na busca pela Comunicação Consciente, equipes e organizações colhem os benefícios de um ambiente de trabalho mais harmonioso e eficaz. 

Nesse artigo, buscamos apresentar algumas alternativas para o desenvolvimento da comunicação na liderança. Todavia, vale destacar que há inúmeras outras abordagens que podem complementar o aprimoramento de uma comunicação mais consciente.

E você? Já utilizou alguma dessas ferramentas? Se sim, qual foi o resultado alcançado?

Referências dos Livros:

  • Comunicação Não Violenta - Marshall Rosemberg
  • Rodeado de Idiotas - Thomas Erikson

Artigo escrito por Giovane Prestes e Sandra Mendonça participantes do Grupo de Estudos "Comunicação Consciente" da ABRH-SP.

(São Paulo, 25 de março de 2024)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!