Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Competências digitais para o trabalho

A Transformação Digital (TD), que tem como essência a digitalização, desmaterialização, desmonetização, democratização e disrupção, não se limita à adoção de tecnologias digitais, mas envolve o seu uso e sua integração em processos, produtos ou serviços organizacionais.

 

A digitalização também provoca transformações nos empregos existentes, alterando as práticas de trabalho, a forma como as tarefas são realizadas, os conteúdos e requisitos do trabalho e, como consequência, as habilidades necessárias para desempenhar as funções.

 

Ser competente digitalmente significa usar as tecnologias para resolver problemas, executar tarefas, criar e compartilhar conteúdo e colaborar e construir conhecimento de maneira autônoma, colaborativa, crítica e criativa. Tais competências tornaram-se fundamentais para o sucesso, a empregabilidade, criatividade, prosperidade e segurança das pessoas.

 

Os órgãos internacionais Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), World Economic Forum (WEF) e European Commission (EC) têm se debruçado sobre o tema e são responsáveis pelo desenvolvimento de quadros de referência específicos para as competências digitais.

 

Em 2013, a EC publicou um quadro de referência, o European Digital Competence Framework – DigComp. Sua estrutura apresenta cinco áreas de competência, a descrição de 21 competências digitais, oito níveis de proficiência, a descrição de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a cada competência e exemplos de utilização.

Figura 1 - Áreas e descritores das competências digitais do DigComp

Em pesquisas recentes, são relatadas lacunas de competências digitais na força de trabalho. A lenta velocidade com que os funcionários estão recebendo formação, ou aperfeiçoamento, se comparada com a velocidade com que as tecnologias digitais estão evoluindo, explica parte do problema. Outra explicação é que nem sempre a organização reconhece a relação entre os gaps de desempenho e os gaps de proficiência, em tecnologias digitais, e nenhuma medida é tomada para eliminar o problema.

 

Aumentar a conscientização sobre as tecnologias digitais e a necessidade de habilidades digitais e promover o acesso a tais tecnologias e aos canais de treinamento são sugestões para reduzir as lacunas e potencializar a transformação digital nas empresas.

 

Por Lucia Cuque, integrante do Grupo de Estudos de Transformação Digital do RH

 

São Paulo, 24 de Janeiro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!