Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CORHALE traz para discussão o tema ‘Negociado X Legislado’ em sua terceira masterclass

O Comitê de RH de Apoio Legislativo da ABRH-SP (CORHALE) promove no dia 11 de outubro, via Zoom, sua terceira masterclass: “Negociado X Legislado – Da teoria à prática”. Com inscrições gratuitas para associados da ABRH-SP, o encontro traz para o centro das discussões um dos temas mais importantes e atuais nas organizações brasileiras. O debate tem como convidados a advogada Cristina Mattioli, o consultor José Eduardo Rabelo Pastore e o administrador de empresas Magnus Ribas Apostólico. Ao todo, o CORHALE tem na programação seis masterclasses em formato digital até novembro.

 

“Em todas as masterclasses programadas neste ano, nossa proposta é estimular debates e discussões técnicas sobre temas de grande repercussão no âmbito das relações do trabalho”, destaca Inês Restier, conselheira da ABRH-SP, membro e secretária do CORHALE.

 

Na masterclass de 11 de outubro, o tema “Negociado X Legislado” reúne várias reflexões. Uma delas é justamente o negociado valendo mais que o legislado. O item da Reforma Trabalhista (Lei nº 14.467/2017) autoriza o patrão a realizar acordos individuais com os trabalhadores, o que retira a força do coletivo e reduz drasticamente o poder de barganha, a única maneira de as categorias profissionais negociarem acordos e convenções coletivas, com direitos e conquistas preservadas.

 

Uma das convidadas para esta masterclass é a advogada Cristina Mattioli, desembargadora do Trabalho aposentada, mestre em Direito pela Harvard Law School, doutora em Direito pela PUC-SP, pós-doutora pela Harvard Law School e pela London School of Economics, membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio.

 

José Eduardo Rabelo Pastore, consultor na área de relações do trabalho da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, também participa como palestrante.

 

Magnus Ribas Apostólico, administrador de Empresas com especialização em RH traz para o encontro uma experiência de 30 anos em gestão de RH e negociações trabalhistas nas áreas de mineração, siderurgia, metalurgia, portos e setor financeiro. Ele também é representante da Consif (Confederação Nacional do Sistema Financeiro no Fórum Nacional do Trabalho), na Comissão Interministerial Tripartite de SST e no Conselho de Relações do Trabalho, do MTE.

 

Masterclasses realizadas

A primeira masterclass organizada pelo CORHALE, em 14 de setembro, foi “Gestão de Afastados – Da teoria à prática”. Também em formato digital, abordou o gerenciamento de afastados, que é composto por uma série de ações que visam contribuir para a melhora da saúde organizacional, atuando na prevenção e no cuidado com o bem-estar do colaborador.

 

A segunda masterclass, realizada em 20 de setembro, destacou o modelo de trabalho híbrido. De acordo com estudos, 48% das organizações deverão adotar a modalidade em 2022, com seus colaboradores trabalhando alguns dias da semana nos escritórios das empresas e também em outros nos locais que desejarem. Trata-se de um dos temas mais comentados da Reforma Trabalhista (Lei nº 14.467/2017), em que há a prevalência do negociado sobre o legislado. Esta previsão é uma novidade na legislação brasileira e modifica as relações coletivas de trabalho.

 

SERVIÇO

Masterclass Negociado X Legislado – Da teoria à prática

Terça-feira (11/10), às 9h

Formato digital (via Zoom)

Informações e inscrições: bit.ly/corhale_negociado_legislado

Associados da ABRH-SP podem se inscrever de forma gratuita

 

Fique por dentro do Radar CORHALE em http://corhale.org.br/

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (03 de Outubro de 2022)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!