Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desafios do Coaching

No mundo atual, onde as pessoas estão se relacionando de uma forma diferente com o trabalho, onde há muito mais perguntas do que repostas, portanto, incertezas, o Coaching tem sido uma importante ferramenta para que os profissionais encontrem caminhos ou apenas façam importantes reflexões sobre suas vidas profissionais e carreira, trazendo uma maior segurança sobre seus próximos passos. “O Coaching é um processo de autoconhecimento, uma importante competência para a carreira”, afirma Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP e do CONARH.

Há muitas abordagens ou metodologias de Coaching como Coach em grupo, Life Coaching, Coaching Integral, entre outros. O objetivo do trabalho é ajudar o profissional a esclarecer suas questões e a desenhar um plano de ação de como ele pode atingir suas metas.

A prática é bastante comum nas grandes empresas que se preocupam e têm projetos voltados para o desenvolvimento das pessoas, principalmente da liderança.

 Mas ainda existe resistência. Por parte das organizações, isso acontece por causa do custo do programa  ou até mesmo pela descrença de sua eficácia. Já os profissionais se sentem inseguros pela abertura que o processo requer.

Uma vez decidido o Coaching, é preciso avaliar a formação acadêmica do coach. Os assuntos tratados nas sessões se limitam a questões profissionais. “O principal desafio é o de não oferecer uma resposta para o coachee e sim de fazer as perguntas corretas para que a resposta venha da própria pessoa. Além disso, há também o risco de se confundir com um processo terapêutico, dado que as questões profissionais estão essencialmente ligadas às questões pessoais. Um coach bem formado não corre esses riscos”, conclui Lilian Guimarães.

 

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!