Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ferramentas de autoconhecimento para líderes e RH

No Grupo de Estudos da Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP, Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH, buscamos entender a importância do autoconhecimento no cenário BANI, que é o acrônimo de: Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Neste cenário predominam a rapidez, a resiliência, a motivação e a necessidade de desenvolvimento constante, portanto, adaptar-se é vital. 

A partir desta constatação, entendemos que, através de ferramentas de autoconhecimento, podemos identificar nossas potencialidades e desenvolver novas competências. No segundo semestre de 2020, optamos por estudar três delas: 

  • Attribute Index - InnermetrixFerramenta embasada na Axiologia, ciência do valor, estudada pelo dr. Robert Hartman. São avaliadas a tomada de decisão em dois “mundos” – externo e interno – e três dimensões do pensamento – Intrínseca (pessoal), Extrínseca (prática/tarefas) e Sistêmica (analítica). Nesta análise, é possível identificar seu nível de clareza nas decisões envolvendo pessoas, tarefas e sistemas, além de sua clareza interna sobre seu próprio valor, consciência de papéis e autodireção. Também são observadas características, como tendência emocional e talentos cognitivos.

 

  • MBTI O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é utilizado por organizações para identificar o tipo psicológico das pessoas. Criado em 1943 pelas psicólogas Isabel Myers e Katharine Briggs, diz respeito à descrição de processos psicológicos básicos que orientam nossas escolhas e preferências. Foi o primeiro instrumento baseado nos estudos de Jung. Os tipos psicológicos se dividem em quatro dicotomias, com pares opostos, que representam o modo como usamos nossa energia, coletamos informações e chegamos a conclusões.

 

  • Inteligência Emocional SixSeconds – O modelo possui três pilares: Autoconsciência/Conhecer-se, ser mais consciente sobre suas emoções e reações/aprendizado emocional e reconhecer padrões; Autorregulação/Sua escolha, ser mais intencional nas respostas/refletir consequências, navegar emoções, motivação interna e otimismo; e Propósito/Dê a si mesmo, ser mais resoluto e convergente com sua visão de futuro/melhorar empatia e buscar metas nobres.

Os assessments são utilizados visando ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de competências comportamentais essenciais, buscando, dessa maneira, celeridade no desenvolvimento de seus líderes diante dos enormes desafios na gestão de pessoas e dos resultados organizacionais.

Para que as organizações alcancem seus objetivos no mundo BANI, líderes e colaboradores deverão identificar suas potencialidades e seus pontos a desenvolver e estarem preparados para atuar no desenvolvimento de cada membro de sua equipe. Será essencial que sejam capazes de alinhar o potencial de sua equipe com os objetivos estratégicos da organização em um ambiente harmônico e sustentável. 

 

Por Denise Fernandes, Edgar Amorim, Emerson Sadao Saita, Eurico Conceição Palazzo, Gustavo Tavelini, Maria Rita Porfírio e Rosely Arrelaro, integrantes do Grupo de Estudos de Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH, da Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP

 

São Paulo, 22 de Fevereiro de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!