No Grupo de Estudos da Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP, Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH, buscamos entender a importância do autoconhecimento no cenário BANI, que é o acrônimo de: Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Neste cenário predominam a rapidez, a resiliência, a motivação e a necessidade de desenvolvimento constante, portanto, adaptar-se é vital.
A partir desta constatação, entendemos que, através de ferramentas de autoconhecimento, podemos identificar nossas potencialidades e desenvolver novas competências. No segundo semestre de 2020, optamos por estudar três delas:
Attribute Index - Innermetrix – Ferramenta embasada na Axiologia, ciência do valor, estudada pelo dr. Robert Hartman. São avaliadas a tomada de decisão em dois “mundos” – externo e interno – e três dimensões do pensamento – Intrínseca (pessoal), Extrínseca (prática/tarefas) e Sistêmica (analítica). Nesta análise, é possível identificar seu nível de clareza nas decisões envolvendo pessoas, tarefas e sistemas, além de sua clareza interna sobre seu próprio valor, consciência de papéis e autodireção. Também são observadas características, como tendência emocional e talentos cognitivos.
MBTI – O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é utilizado por organizações para identificar o tipo psicológico das pessoas. Criado em 1943 pelas psicólogas Isabel Myers e Katharine Briggs, diz respeito à descrição de processos psicológicos básicos que orientam nossas escolhas e preferências. Foi o primeiro instrumento baseado nos estudos de Jung. Os tipos psicológicos se dividem em quatro dicotomias, com pares opostos, que representam o modo como usamos nossa energia, coletamos informações e chegamos a conclusões.
Inteligência Emocional SixSeconds – O modelo possui três pilares: Autoconsciência/Conhecer-se, ser mais consciente sobre suas emoções e reações/aprendizado emocional e reconhecer padrões; Autorregulação/Sua escolha, ser mais intencional nas respostas/refletir consequências, navegar emoções, motivação interna e otimismo; e Propósito/Dê a si mesmo, ser mais resoluto e convergente com sua visão de futuro/melhorar empatia e buscar metas nobres.
Os assessments são utilizados visando ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de competências comportamentais essenciais, buscando, dessa maneira, celeridade no desenvolvimento de seus líderes diante dos enormes desafios na gestão de pessoas e dos resultados organizacionais.
Para que as organizações alcancem seus objetivos no mundo BANI, líderes e colaboradores deverão identificar suas potencialidades e seus pontos a desenvolver e estarem preparados para atuar no desenvolvimento de cada membro de sua equipe. Será essencial que sejam capazes de alinhar o potencial de sua equipe com os objetivos estratégicos da organização em um ambiente harmônico e sustentável.
Por Denise Fernandes, Edgar Amorim, Emerson Sadao Saita, Eurico Conceição Palazzo, Gustavo Tavelini, Maria Rita Porfírio e Rosely Arrelaro, integrantes do Grupo de Estudos de Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH, da Regional Metropolitana Oeste da ABRH-SP
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.