Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gestão de tempo: o papel fundamental das empresas

Nos dias atuais, gestão de tempo emerge como um tema de grande relevância, que tratado de forma eficiente pode contribuir para uma vida saudável e resultar em ascensão profissional e financeira. “Uma boa parte deste equilíbrio depende da pessoa, mas as ações dos empregadores têm grande impacto na habilidade de gestão do tempo de um profissional”, destaca Felipe Calbucci, membro do Board de Diretores da ABRH-SP e CEO Latam da TotalPass.

Na visão do diretor da ABRH-SP, uma empresa com cultura de trabalho flexível, que dá autonomia aos funcionários, proporciona “o ambiente favorável para que uma pessoa possa ter equilíbrio em sua vida”.

Como CEO Latam da TotalPass, Felipe Calbucci afirma que a organização procura aplicar isso na prática. “Se o foco da TotalPass é levar bem-estar e saúde integrada para os usuários, entendemos que este movimento começa de dentro para fora. Para que sejamos autoridade no assunto, nosso time precisa ser o principal embaixador no tema. Faz parte do nosso papel de liderança incentivar os colaboradores a incluírem cuidados com seu bem estar na rotina diária”, diz.

O CEO destaca como exemplo prático o acesso total e gratuito que o time de colaboradores tem aos serviços que a TotalPass oferece ao mercado. Esse acesso, atrelado a horários de trabalho mais flexíveis, segundo Calbucci, permite que as pessoas tenham tempo e meios para cuidar de seu bem-estar, seja com atividades físicas, que comprovadamente têm impacto na saúde mental, seja através de sessões de terapia e meditação. “É notável o quanto esse tempo para cuidar de si mesmo tem impacto direto na diminuição da ansiedade, no aumento da produtividade e na maneira como cada um lida com as tarefas diárias”, observa.

Na visão de Soraya Bahde, diretora consultiva da ABRH-SP e diretora de Gente e Transformação da Alelo, o estilo de vida contemporâneo pressiona significativamente a saúde mental das pessoas, especialmente pelo volume informação disponível, a velocidade das mudanças e as relações cada vez mais virtuais. “É muito importante que as empresas tenham estrutura para apoiar seus colaboradores”, afirma. “Fundamental também é dar atenção ao aspecto preventivo para melhorar a saúde mental dos profissionais.”

As iniciativas da Alelo buscam ajudar os funcionários a refletir sobre seus reais estados mentais. “Realizamos um assessment de saúde mental e as pessoas recebem devolutivas e recomendações do que fazer para alcançar mais equilíbrio”, diz. O acesso à psicoterapia no ambulatório da empresa, ou através de reembolso, segundo a diretora, também contribui para atravessar situações de crise.

“O ambiente de trabalho pode ser um gatilho de crises ou uma fonte de satisfação para os profissionais, e há um trabalho contínuo de escuta dos colaboradores e melhoria de processos e relações para que a contribuição da empresa seja positiva na vida do colaborador” diz Soraya.

Além disso, a própria universidade corporativa da Alelo, a UniAlelo, disponibiliza conteúdos sobre saúde mental. A organização também estimula as práticas esportivas e se preocupa com ações relacionadas à saúde financeira do colaborador, buscando um olhar integral para o bem-estar. 

Soraya Bahde destaca, por fim, a atuação da liderança inclusiva: “Um ambiente de trabalho em que as pessoas podem ser o que são faz bastante diferença para a autoestima e o bem-estar do profissional e traz melhores resultados para a organização”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (08 de abril de 2024).

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!