Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hard Skills? Soft Skills? Chegou a hora de falar sobre as Inner Skills

Certamente, você já ouviu falar em Hard Skills e Soft Skills. Por que muitas pessoas tentam desenvolvê-las e nem sempre conseguem? A dificuldade não seria intrapessoal? Me refiro às Inner Skills, que são as habilidades interiores. É a partir delas que conseguimos impulsionar muitas Soft Skills e algumas Hard Skills.

 

Gosto de conceituar assim: “As Inner Skills são habilidades que servem como vetores de potencialização para outras habilidades e que dependem intrinsecamente de cada pessoa. Elas podem interagir com o ambiente exterior e com outros indivíduos, mas, em última instância, não dependem desses fatores para a sua existência. Relacionam-se com a maneira que interpretamos, atuamos e administramos os nossos eventos internos a partir da consciência, do propósito e da visão”.

 

Alguns exemplos de Inner Skills:

 

  •  Consciência: ter visão clara do que é certo e errado. Ela contribui para tomar decisões e perceber se as ações estão alinhadas com seus princípios e valores.
  • Autoconsciência: capacidade de você se autoperceber e se compreender.
  • Desapego: entender que existem coisas que não são para você e que a busca por elas o deixará improdutivo e estressado.
  • Percepção: capacidade de fazer a interpretação das situações, do ambiente e das intenções do outro, sem julgamentos enviesados.
  • Gratidão: receber e acolher positivamente o bem, mesmo nas situações adversas. 
  • Concentração: ter foco naquilo que é importante sem deixar que o exterior atrapalhe.
  • Energia pessoal (intensidade): potência e engajamento dedicados às prioridades. 
  • Equilíbrio e Temperança: saber ponderar e equilibrar a intensidade aplicada às ações e aos pensamentos. 

 

Em resumo, sabemos que suas habilidades sociais são vitais para o trabalho em equipe, colaboração, liderança e influência, mas você não pode extrair a maior potencialidade dessas qualidades até desenvolver boas habilidades intrapessoais.

Marcelo de Elias é associado da ABRH-SP, professor da FGV e da Fundação Dom Cabral e fundador da Universidade da Mudança, portal brasileiro de conteúdo sobre mudanças. É mestre em Inovação e Design Thinking, com formação internacional na Universidade de Tampa, na Flórida (EUA)

 

São Paulo, 13 de Dezembro de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!