Facebook Pageview

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Hard Skills? Soft Skills? Chegou a hora de falar sobre as Inner Skills

Certamente, você já ouviu falar em Hard Skills e Soft Skills. Por que muitas pessoas tentam desenvolvê-las e nem sempre conseguem? A dificuldade não seria intrapessoal? Me refiro às Inner Skills, que são as habilidades interiores. É a partir delas que conseguimos impulsionar muitas Soft Skills e algumas Hard Skills.

 

Gosto de conceituar assim: “As Inner Skills são habilidades que servem como vetores de potencialização para outras habilidades e que dependem intrinsecamente de cada pessoa. Elas podem interagir com o ambiente exterior e com outros indivíduos, mas, em última instância, não dependem desses fatores para a sua existência. Relacionam-se com a maneira que interpretamos, atuamos e administramos os nossos eventos internos a partir da consciência, do propósito e da visão”.

 

Alguns exemplos de Inner Skills:

 

  •  Consciência: ter visão clara do que é certo e errado. Ela contribui para tomar decisões e perceber se as ações estão alinhadas com seus princípios e valores.
  • Autoconsciência: capacidade de você se autoperceber e se compreender.
  • Desapego: entender que existem coisas que não são para você e que a busca por elas o deixará improdutivo e estressado.
  • Percepção: capacidade de fazer a interpretação das situações, do ambiente e das intenções do outro, sem julgamentos enviesados.
  • Gratidão: receber e acolher positivamente o bem, mesmo nas situações adversas. 
  • Concentração: ter foco naquilo que é importante sem deixar que o exterior atrapalhe.
  • Energia pessoal (intensidade): potência e engajamento dedicados às prioridades. 
  • Equilíbrio e Temperança: saber ponderar e equilibrar a intensidade aplicada às ações e aos pensamentos. 

 

Em resumo, sabemos que suas habilidades sociais são vitais para o trabalho em equipe, colaboração, liderança e influência, mas você não pode extrair a maior potencialidade dessas qualidades até desenvolver boas habilidades intrapessoais.

Marcelo de Elias é associado da ABRH-SP, professor da FGV e da Fundação Dom Cabral e fundador da Universidade da Mudança, portal brasileiro de conteúdo sobre mudanças. É mestre em Inovação e Design Thinking, com formação internacional na Universidade de Tampa, na Flórida (EUA)

 

São Paulo, 13 de Dezembro de 2021

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!