Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liderança Inclusiva através das Estruturas libertadoras

As Estruturas Libertadoras é uma ferramenta que visa organizar a interação entre as pessoas, abre espaços para todas as vozes e desencadeiam a inteligência coletiva e a cultura da inovação com o objetivo da real inclusão em qualquer ambiência. Henri Lipmanowicz e Keith MacCandless, desenvolvedores das estruturas libertadoras e autores do livro “The Surprise Power of Liberating Structures” compilaram trinta e três estruturas que são frutos de pesquisas e experiências em mais de trinta países. Cada estrutura é representada por um desenho com bases fundamentadas e um propósito claro. Nesse artigo, o enfoque é como a liderança pode utilizar dessa linguagem para engajar as equipes com métodos simples, inclusivos e libertadores.

Para os criadores das estruturas libertadoras, os líderes não têm a escolha de excluir qualquer pessoa, a ideia é romper as barreiras que segregam líderes e liderados, até mesmo porque a decisão do líder afetará a equipe e todos precisam ser incluídos e valorizados.  As práticas das estruturas libertadoras podem ser aplicadas em qualquer organização, seja ela tradicional ou inovadora. É por isso que a liderança precisa estimular o desenvolvimento das pessoas e abandonar os processos rígidos como a centralização de tomada de decisões e impor regras que as limitam. Os resultados obtidos pelas organizações que utilizaram as estruturas, impactaram positivamente nas relações entre os indivíduos e, consequentemente, atingiram seus objetivos.

Como as estruturas libertadoras acontecem na prática?

Todas as estruturas devem ter um propósito claro acerca do porquê elas serão aplicadas, para que todos contribuam e encontrem o melhor caminho para discutir o tema proposto pelo facilitador. Vamos imaginar que você conduzirá um workshop e as pessoas não se conhecem muito bem. Podemos usar a estrutura Impromptu Networking para “quebrar o gelo” e possibilitar com que os participantes se interajam. As pessoas formam pares e trocam ideias sobre o convite feito pelo facilitador, se engajam no tema e potencializam as conexões incluindo todos os participantes.

Você é livre para aplicar as práticas das estruturas com seu time, justamente pela praticidade e a forma que são estruturadas. É libertador promover um ambiente em que todos tenham o senso de pertença e voz para expressar suas ideias. Líder, desafio você a aprofundar-se nesse tema e libertar-se para vivenciar algo simples, poderoso e transformador.

 

Artigo escrito por Giovane Prestes, participante do Grupo de Estudos de Estruturas Libertadoras da ABRH-SP

 

São Paulo, 02 de Dezembro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!