Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liderança inclusiva e seus impactos no desempenho organizacional

A pluralidade nos perfis da liderança é transformadora, capaz de inspirar as pessoas e formar novos líderes para conduzir os negócios. A cultura organizacional pautada na valorização da diversidade alavanca resultados expressivos, que extrapolam as barreiras do ambiente físico, e atinge a sociedade como um todo. A liderança inclusiva promove ações de conscientização acerca dos vieses inconscientes, sustenta políticas e práticas que garantam o tratamento com equidade entre as equipes e reconhece os desafios nessa jornada.

 

Um artigo publicado na revista Harvard Business Review, em 2020, aponta um relatório da Consultoria Deloitte sobre a gestão da diversidade e as competências do líder do futuro. A pesquisa foi realizada com líderes e liderados em nível global. A seguir, estão destacadas as seis características fundamentais que devem ser desenvolvidas e aprimoradas pela liderança:

 

  • Comprometimento visível. Eles fazem da Diversidade e Inclusão uma prioridade pessoal e articulam compromissos autênticos com suas equipes. Criam espaço de fala para que todos contribuam, demonstram vulnerabilidade e são modestos quanto às suas capacidades.
  • Curiosidade sobre os outros. Buscam compreender e são abertos a diálogos, exercitam a empatia e o interesse genuíno pelas pessoas.
  • Inteligência cultural. Estão atentos às culturas diferentes e buscam adaptar-se conforme necessário.
  • Colaboração eficaz. Capacitam suas equipes, valorizam a diversidade de pensamentos e se concentram na coesão dos times.
  • Conscientização dos vieses inconscientes. Reconhecem falhas do sistema e trabalham arduamente para garantir o tratamento de cada pessoa com equidade.

 

O senso de inclusão é a consciência do papel do líder em detrimento dos preconceitos contra as pessoas marginalizadas e não representadas na estrutura organizacional e social. É importante ressaltar que esse trabalho começa pela alta gestão e se desdobra em todos os níveis hierárquicos. As bases não se sustentam sozinhas e as ações que imprimem os valores organizacionais precisam ser legítimas e fidedignas. 

 

Em última análise, o desempenho organizacional acontece quando as pessoas sentem que fazem parte do todo e são valorizadas. Construir uma cultura com acolhimento para as diferenças enriquece o ambiente de trabalho, gera inovação e impacta positivamente a cadeia de valor.

 

Líder, como você contribui para incluir, engajar e buscar os melhores resultados com sua equipe?

 

Por Giovane Prestes, integrante do Grupo de Estudos de Diversidade

 

São Paulo, 03 de Janeiro de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!