Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Mindset de crescimento: essencial para a transformação digital

Na última década, a sociedade, as organizações e o mercado de trabalho foram transformados, em muitos aspectos, pela digitalização. Impulsionada pela inovação e evolução tecnológica, a transformação digital ultrapassa os limites da aquisição e implantação de tecnologias necessárias para os objetivos da organização.

Fatores isolados, como o uso de tecnologia, integração de dados, e o tipo de tecnologia digital, influenciam os resultados da transformação digital. Entretanto, fatores não técnicos, como liderança, gestão de recursos humanos e processos de negócios, cultura e capacidades, são essenciais para que a mudança estrutural das organizações se concretize.

A cultura organizacional é um dos determinantes da inovação, visto que são os princípios da organização que se manifestam por meio das interações, atitudes e dos comportamentos de colaboradores, que reforçam ou inibem a inovação. Criar uma cultura organizacional que estimule o mindset de crescimento é fundamental para apoiar os funcionários a assumirem riscos calculados, estimular a inovação e a criatividade.

O profissional que tem o mindset de crescimento acredita que cada pessoa é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço, treinamento e da experiência. As organizações que têm o mindset de crescimento acreditam, por sua vez, que as pessoas são capazes de se modificar e se desenvolver com esforço e em decorrência da experiência. Nessas organizações, pratica-se o otimismo e o autoaperfeiçoamento e engajamento nas atividades de aprendizagem são profundamente estimulados. Os líderes acreditam no desenvolvimento humano, têm como característica perguntar constantemente e encaram os fracassos.

As organizações que demonstram ter um mindset fixo fornecem menos apoio aos colaboradores em relação aos riscos e à inovação, o que, indubitavelmente, proporciona maior mortalidade das ideias, oportunidades menos frequentes e assertivas de transformação.

Líderes de mindset de crescimento têm coragem para se abrir, acolher as mudanças e novas ideias. Ajudam os profissionais nos momentos em que estão lidando com o erro. Estão abertos ao diálogo, esperam receber feedbacks honestos e valorizam o trabalho em equipe.

A configuração de um ambiente organizacional que fomente o aprendizado, a inovação, criatividade e experimentação é um fator importante para o desenvolvimento dos profissionais, e gerar inovação é fundamental para a transformação digital.

Por Lucia Cuque, participante do Grupo de Estudos de Transformação Digital do RH, de São Paulo

São Paulo, 14 de Dezembro de 2020

Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!