Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mindset de crescimento: essencial para a transformação digital

Na última década, a sociedade, as organizações e o mercado de trabalho foram transformados, em muitos aspectos, pela digitalização. Impulsionada pela inovação e evolução tecnológica, a transformação digital ultrapassa os limites da aquisição e implantação de tecnologias necessárias para os objetivos da organização.

Fatores isolados, como o uso de tecnologia, integração de dados, e o tipo de tecnologia digital, influenciam os resultados da transformação digital. Entretanto, fatores não técnicos, como liderança, gestão de recursos humanos e processos de negócios, cultura e capacidades, são essenciais para que a mudança estrutural das organizações se concretize.

A cultura organizacional é um dos determinantes da inovação, visto que são os princípios da organização que se manifestam por meio das interações, atitudes e dos comportamentos de colaboradores, que reforçam ou inibem a inovação. Criar uma cultura organizacional que estimule o mindset de crescimento é fundamental para apoiar os funcionários a assumirem riscos calculados, estimular a inovação e a criatividade.

O profissional que tem o mindset de crescimento acredita que cada pessoa é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço, treinamento e da experiência. As organizações que têm o mindset de crescimento acreditam, por sua vez, que as pessoas são capazes de se modificar e se desenvolver com esforço e em decorrência da experiência. Nessas organizações, pratica-se o otimismo e o autoaperfeiçoamento e engajamento nas atividades de aprendizagem são profundamente estimulados. Os líderes acreditam no desenvolvimento humano, têm como característica perguntar constantemente e encaram os fracassos.

As organizações que demonstram ter um mindset fixo fornecem menos apoio aos colaboradores em relação aos riscos e à inovação, o que, indubitavelmente, proporciona maior mortalidade das ideias, oportunidades menos frequentes e assertivas de transformação.

Líderes de mindset de crescimento têm coragem para se abrir, acolher as mudanças e novas ideias. Ajudam os profissionais nos momentos em que estão lidando com o erro. Estão abertos ao diálogo, esperam receber feedbacks honestos e valorizam o trabalho em equipe.

A configuração de um ambiente organizacional que fomente o aprendizado, a inovação, criatividade e experimentação é um fator importante para o desenvolvimento dos profissionais, e gerar inovação é fundamental para a transformação digital.

Por Lucia Cuque, participante do Grupo de Estudos de Transformação Digital do RH, de São Paulo

São Paulo, 14 de Dezembro de 2020

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!