Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O desafio de ser uma líder no Brasil

Quando analisamos a presença feminina no ambiente corporativo e no universo do empreendedorismo do país, é inegável o fato de que as mulheres vêm conquistando, cada vez mais, um espaço importante dentre as lideranças do meio empresarial brasileiro.
edna_goldoni_2016
Edna Vasselo Goldoni – Diretora Comercial da ABRH-SP
De acordo com a pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business realizada pela Grant Thornton, o número de novas líderes cresceu cerca de 6% em 2016. Já no âmbito do empreendedorismo, o número de mulheres donas de seu próprio negócio já supera 7 milhões. Apesar do avanço, problemas como a disparidade salarial e a falta de oportunidades ainda persistem e são grandes desafios a serem enfrentados pelas mulheres que buscam o devido reconhecimento. Para tratar da presença feminina no mercado, nada melhor do que conversar com duas grandes líderes do segmento de Recursos Humanos no país: Edna Rodrigues Bedani, professora da FGV, Business School São Paulo e diretora executiva da ABRH-SP; e Edna Vasselo Goldoni, diretora comercial da ABRH-SP e da Admix. Acompanhe!   Mudança no panorama empresarial brasileiro Um dos aspectos comentados pelas diretoras da ABRH-SP diz respeito a uma maior diversidade de gêneros no mercado de trabalho do país. Para as executivas, a presença da mulher, de fato, se ampliou. Apesar disso, ainda é preciso expandir o espaço para novas líderes.
edna_bedani2016
Edna Bedani – VP de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP
“Acho que evoluímos muito. Temos uma maior participação feminina no mercado de trabalho e nas mais diferentes áreas, inclusive naquelas que antes eram predominantemente masculinas. No entanto, o número de mulheres em cargos de liderança nas empresas, e principalmente na política, ainda deixa muito a desejar”, comentou Edna Goldoni. Como aspecto positivo, Goldoni observou que hoje temos mais investimentos por parte das empresas na criação de mecanismos inclusivos. Por sua vez, Edna Bedani afirmou que precisamos ressaltar o aspecto da pressão social no processo de mudança do mercado. “Sim, o mercado evoluiu, mas acredito que muito mais por pressão da sociedade. Se formos aguardar as empresas agirem naturalmente, as mudanças não ocorrem”, ressaltou Bedani. O que o mercado espera das líderes?   As exigências do mercado e as habilidades necessárias para vencer os obstáculos e tornar-se uma liderança no país também foram comentados pelas executivas da ABRH-SP. “Flexibilidade é uma competência essencial para qualquer profissional em um mundo em constante mudança como o que vivemos hoje. Não há mais espaço para certezas absolutas”, disse Edna Goldoni. A profissional destacou também que, em se tratando de Recursos Humanos, a empatia é uma virtude fundamental. Já Edna Bedani salientou algumas aptidões técnicas essenciais para qualquer mulher que almeja alcançar um cargo de gestão. “Temos que dar atenção para componentes diversos que vão desde a questão da inovação até a capacidade analítica e estratégica para interpretar todo o cenário no qual a empresa está inserida”, observou Bedani. As executivas concordaram quanto ao fato de que ainda há muitos percalços a serem vencidos pelas mulheres no mercado brasileiro, mesmo quando tratamos de profissionais bem preparadas. “Infelizmente, apesar de todas as conquistas femininas e de as mulheres terem mais anos de estudo que os homens, elas ainda são menos remuneradas em torno de 30%. É preciso uma união de todos para enfrentar essa desigualdade”, apontou Edna Goldoni. Edna Bedani reivindicou um papel de protagonismo da mulher para que os espaços no mercado sejam conquistados. “Nós precisamos provocar a mudança, incentivar a mudança e promover uma visão inovadora nas organizações”, concluiu a diretora da ABRH-SP. Vale lembrar que na ABRH-SP a mulher é protagonista e temos sempre eventos tratando de temas relevantes que dão destaque para o papel feminino nas empresas. Acompanhem nossa agenda de eventos e não percam!

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!