O papel das metodologias ativas no processo de aprendizagem
Já pensou alguma vez sobre como funciona o seu processo de aprendizagem? Então pense aí? Quando foi a última vez que você aprendeu algo que mudou seu ponto de vista ou mudou a maneira de conduzir um relacionamento ou uma atividade? Lembre-se como foi esse processo: Você buscou pelo aprendizado porque precisava resolver algo? Houve algum tipo de emoção durante seu aprendizado? Negativa ou positiva? Como você acredita que aprendeu e quando você percebeu seu aprendizado?
Primeiramente vamos refletir sobre alguns estudos. De acordo com WillianGlasser a aprendizagem não deve se limitar a simples memorização ou repetição. De acordo com ele, quanto mais canais sensoriais ou experiências forem associadas, mais significativa e efetiva a aprendizagem tornar-se-á. Glasser afirma que retemos 10% daquilo que lemos, 20% daquilo que ouvimos, 30% do que vemos. Aumentamos para 70% ao interagirmos e discutirmos; escrevendo e praticando ampliamos para 80% a assimilação e ensinando outras pessoas aumentamos para 95% o domínio sobre determinado assunto.
Para que a aprendizagem seja efetiva, é necessário que o processo seja estruturante (começo, meio e fim ou ordenada partindo do simples para o complexo) e precisa ter significado. Jerôme Bruner afirma que é importante estruturar um método de ensino que consiste na apresentação de conceitos básicos e aprofundados ao longo do tempo. Já Ausubel defende o conceito de aprendizagem significativa: um determinado conhecimento específico precisa considerar a estrutura de um conhecimento já existente do aprendiz, que permita a ele dar significado a um novo conhecimento adquirido.
É possível trabalhar com diferentes tipos de metodologias ativas, explorando sua potencialidade e objetivo principal de uso: Inovação, Relacionamento,Experiência, Estímulo a Curiosidade, Protagonismo, Reflexão, Imaginação, Reflexão eResolução de Problemas.
As metodologias podem ser combinadas e estruturadas dentro de qualquer processo de aprendizagem. No entanto, antes de defini-las é importante ter bem claro o objetivo de aprendizado que se quer alcançar e, a partir dele, escolher qual é a melhor estratégia. O maior benefício para uso das metodologias ativas é colocar a pessoa que aprende no centro, fazendo-a ser agente principal do seu próprio processo, utilizando de seus conhecimentos, prontidão e necessidades para aprender de modo significativo, durante todo o caminho, e não somente no fim.
Artigo escrito por Carolina Verônica dos Santos Silveira, participante do grupo de estudos "Metodologias Ativas" da ABRH-SP
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.