Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O papel do RH nos resultados organizacionais

O propósito do Grupo de Estudos RH de Resultados é discutir o impacto das ações de Recursos Humanos nos resultados que asseguram o sucesso das estratégias empresariais, proporcionando aos profissionais da área uma atuação mais estratégica junto ao negócio.

Diretora de Gente & Gestão, Elizandra Lopes sabe bem como foi participar da construção do mapa estratégico da Núttria: “Nós da área de Gente precisamos entender o negócio e contribuir com a estratégia de forma assertiva. Minha aproximação das áreas comercial, técnica e equipe de campo, me colocando na posição de aprendiz, me ajudou a entender as suas dores e conquistas, além das expectativas de nossos clientes. Consegui aperfeiçoar todos os processos de RH de forma integrada à estratégia da empresa. Porém, por ser um processo dinâmico, é fundamental o acompanhamento constante”.

Como consultor de RH, Reginaldo Moreira tem apoiado diversas empresas a alcançarem seus objetivos junto à alta liderança, estabelecendo propósitos claros e diretos. “É fácil falar em propósito, mas o grande desafio está na escuta ativa, importante para que a empresa descubra sua real necessidade. O BSC é um bom exemplo de como temas estratégicos são fundamentais para o bom desdobramento das ações da empresa através do planejamento adequado. Participar do grupo me trouxe importantes reflexões sobre metas e resultados. Será que somos experts nesses quesitos?”

Mara Barros, consultora em gestão de negócios, complementa: “Como gestora de RH e Comunicação de multinacional, percebi que um RH alinhado diretamente com o negócio produz maior impacto em seus resultados. Desde o início das atividades fabris, foram utilizadas ferramentas de gestão e comunicação, levando a empresa a se estruturar de forma organizada, a atingir seus objetivos estratégicos antes do planejado, a ter fatores críticos de sucesso controlados e ser reconhecida com a premiação ouro no PPQG e PNQ. Tal experiência despertou em mim uma verdadeira paixão por pessoas e estratégias empresariais”.

 

Esses são exemplos que demonstram a necessidade de os profissionais de RH terem um olhar no negócio de forma mais ampla, utilizando-se das ferramentas de gestão para atingir melhores resultados. Os Grupos de Estudos possibilitam o aprofundamento do tema, proporcionando a experiência de unir a troca de informações da vivência com o conhecimento do mais elevado nível de estudos.

Por Elizandra Lopes Estrela, Eugenio Stipp, Mara dos Anjos Barros, Reginaldo Lima Moreira e Roseli Falcone Ramos, participantes do Grupo de Estudos RH de Resultados da ABRH-SP.

 

São Paulo, 09 de Maio de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!