Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RH COMO PARCEIRO DO NEGÓCIO NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS

O fortalecimento da liderança vem sendo pauta das empresas que estão em ascensão. Priorizar o desenvolvimento das lideranças alinhado aos objetivos e metas do negócio, contando com a participação ativa do RH estratégico, permitirá detectar as prioridades e necessidades para a criação de programas de desenvolvimento que proporcionem capacitação comportamental, técnica, aprimoramento das habilidades e competências, resultando na otimização de recursos, retenção de talentos e formação de sucessores que sustentarão a projeção do crescimento da organização.

Segundo pesquisa O Cenário do RH no Brasil, https://exame.com/carreira/desenvolvimento-de-lideranca-e-o-maior-desafio-para-os-profissionais-de-rh/, realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a HRTech Umanni, que ouviu 901 profissionais de gestão de pessoas no ano passado, mostra que o desenvolvimento de liderança foi apontado como o principal desafio para 58,7% dos RHs

É preciso traçar metas para o desenvolvimento da liderança que estejam alinhadas as estratégias do negócio. Para que isso seja possível, é importante analisar a descrição de cargos para entender quais as responsabilidades da liderança e identificar as competências, habilidades e atitudes necessárias para gerenciar as equipes e processos. Em seguida, conhecer o perfil comportamental de cada líder, contando com a utilização de ferramentas como, por exemplo, o DISC, incluir as oportunidades de desenvolvimentos no PDI (Plano de desenvolvimento individual) e promover a melhoria nas lacunas entre descrição do cargo e perfil do líder.

O RH estratégico atua como um facilitador através de programas de desenvolvimento, proporcionando ambientes colaborativos e abordando diversos temas conforme as necessidades, cenários e fatores relevantes a serem observados: 

  • Primeiro: A comunicação. Identificar os impactos que os ruídos e a falta de diálogo podem trazer, gerando consequências de desmotivação da equipe e da própria liderança. Abordar a importância da transparência na comunicação e instigar o diálogo entre os lideres será significante na resolução de conflitos.
  • Segundo: Falhas nos processos. Atuar no desenvolvimento de fluxogramas de atividades para melhor entendimento das práticas e otimização da mão de obra.  Gerar engajamento da liderança para garantir a melhoria contínua nas formas de execução dos processos.
  • Terceiro: Desenvolver a liderança é um trabalho contínuo que fortalece as diretrizes do planejamento estratégico da organização.  Através de ações práticas como a participação do RH nas reuniões cotidianas com a liderança, permitirá entender mais sobre o negócio e propor melhorias como programas de desenvolvimento com dinâmicas que promovam a importância do trabalho em equipe e engajamento da liderança. 

Considerando comunicação, melhoria nos processos, desenvolvimento das lideranças e colocando em prática, serão observados os resultados na melhoria dos relacionamentos entre a liderança,  na autonomia na tomada de decisões, no engajamento dos liderados no cumprimento das metas, e assim, os líderes se sentirão mais satisfeitos com o local onde trabalham por receberem a oportunidade de crescer em sua carreira, e encontrarão motivação para desempenhar seu papel e desenvolverem um senso de pertencimento à organização que possibilitará reter os talentos.

Portanto, é fundamental para o sucesso da organização desenvolver as lideranças como multiplicadores da cultura organizacional. Com as contribuições de um RH estratégico será possível viabilizar possibilidades estruturadas de capacitação dos líderes e formação de sucessores que vão perenizar as ideias da organização e darão suporte para expansão do negócio.

Concluindo, as organizações que querem se tornar mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado atual e futuro, precisarão investir em um RH que seja parceiro estratégico do negócio, fomente o desenvolvimento das lideranças e promova planos de sucessão da liderança.

Artigo escrito por Viviane Caldas participante do Grupo de Estudos "RH Estratégico na Prática" da ABRH-SP.

(São Paulo, 18 de março de 2024)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!