Ricardo Voltolini assume a diretoria de Sustentabilidade
Um dos mais experientes consultores empresariais do país em Sustentabilidade agora integra o time de voluntários da ABRH-Brasil. Diretor-presidente da Ideia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, Ricardo Voltolini foi convidado pela presidente Elaine Saad para atuar na associação a fim de promover o envolvimento mais estratégico dos profissionais de RH com o tema nas organizações.
Para Elaine, a sustentabilidade ainda não foi efetivamente incorporada na agenda dos RHs e, quando está, é de forma pontual e esporádica, desvinculada da estratégia de negócio. Voltolini concorda. Ele conta que, ao longo de seus 19 anos como consultor, constatou que o RH era convidado a participar do plano de sustentabilidade sempre de forma operacional e quando tudo já estava conversado. “Mas a sustentabilidade gera, necessariamente, demanda por ações de desenvolvimento de pessoas. É preciso adotar, por exemplo, programas de educação corporativa; programas de autodesenvolvimento; ações on the job; comitês interdepartamentais; e remuneração variável condicionada ao resultado em sustentabilidade, não somente ao resultado econômico, entre outras iniciativas.”
O caminho para mudar isso passa por envolver o RH, provocar reflexões, orientá-lo e muni-lo de conhecimento para que, ao olhar para a organização, consiga fazer a conexão entre a sustentabilidade e a estratégia do negócio, identificar janelas de oportunidades e ser mais autônomo para participar da construção de uma cultura de sustentabilidade. O objetivo da nova diretoria é justamente promover a gestão de conhecimento em sustentabilidade oferecendo aos RHs um repertório de ideias para reflexão e ação no dia a dia.
“Uma empresa não pode mais consumir recursos naturais como sempre fez. Hoje não se aceita mais isso, assim como não se aceita mais a ideia de obter lucro em prejuízo das pessoas e do meio ambiente. Uma ideia em ascensão é a de que o lucro será mais legítimo quanto mais vier de uma ação empresarial que produza benefício para as pessoas e o meio ambiente”, salienta o novo diretor da ABRH, afirmando que esse movimento, ao contrário do que muitos pensam, não é um modismo; veio para ficar.
“Temos de produzir e consumir de forma a não criar um passivo ambiental e social a ser pago a penas duríssimas pelas próximas gerações”, finaliza.
Não é uma questão de predomínio. Também não se trata de confronto ou oposição. Muito menos de medir forças. A ideia é equilibrar e compartilhar oportunidades para construir um mundo diverso, completo, justo e livre.
“É hora de todos começarmos a entender o gênero com uma só visão ao invés de dois lados de ideais opostos.” – Emma Watson, atriz e Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, no discurso de lançamento da campanha HeforShe, em 2014
Homenagem da ABRH-Brasil a todos os que comungam com o ideal da equidade de gênero8 de março – Dia Internacional da Mulher
Página da ABRH Brasil – Jornal O Estado de São Paulo
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.