Transformação digital: quem você deve priorizar nessa jornada?
Se antes a transformação digital já era um desafio para o RH, em 2020 passou a ser algo urgente, quase uma obrigação para obter sucesso neste mercado tão competitivo. A digitalização já impacta praticamente todos os segmentos da economia. Durante a pandemia, a necessidade de aderir à tecnologia ficou ainda mais evidente, a telemedicina ganhou espaço, o ensino a distância, as reuniões de trabalho e todo o tipo de entretenimento virtual passaram a fazer parte da rotina e encarados como atividades comuns.
E o que realmente é preciso para que todo esse contexto pautado em transformação digital esteja em evidência nas empresas? Foco nas pessoas! Este processo não é sobre tecnologia, é sobre pessoas e um ambiente de gestão de mudança e inovação que promova a transformação. Para isso, o time de liderança deve estar alinhado à visão e aos valores da organização e divulgar a mensagem de engajamento por meio de um processo de comunicação estruturado.
Tal processo inicia-se pela definição da visão e cultura organizacional. Inovações como: peopleanalytics, inteligência artificial, soluções HCM (Human Capital Management), autoatendimento, machine learning, etc., têm feito parte do universo corporativo de transformações. Essas inovações aumentam a probabilidade de sucesso quando existe um processo de desenvolvimento das pessoas no ambiente corporativo. As empresas que promovem a transformação digital possuem visão de negócio definida, simples de ser comunicada na organização, e liderança engajada, assim como uma equipe incentivada a participar da jornada.
Transformação Digital no RH
O mercado de tecnologia para RH no Brasil vem avançando rapidamente em ofertas de soluções tecnológicas, mas é preciso um estudo para identificar quais são os processos mais importantes para a experiência do colaborador (employee experience) em cada negócio. Por exemplo, empresas com alto índice de turnover podem iniciar a transformação pelo processo de onboarding. Integrações de soluções de parceiros diferentes e a proximidade com a área de tecnologia poderão ser fundamentais para gerar agilidade e produtividade para o RH, bem como boa experiência aos colaboradores.
Recomendações para a jornada da transformação digital:
Organizar o time de projeto com um líder (Project Manager);
Comunicar o roadmap para a organização;
Conduzir em parceria com a área de TI;
Identificar quais são os processos prioritários no seu negócio;
Utilizar um processo de análise de aderência para identificar parceiro(s) de tecnologia. Neste ponto, a capacidade de integração das soluções tecnológicas é fator-chave de sucesso; e
Identificar um parceiro de BPO especializado para assumir as rotinas operacionais e adicionar know-how na condução do processo de transformação digital.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não participar, se desejar. ConfiguraçõesACEITO
Política de Privacidade e Cookies
Visão Geral de nossa politica de Privacidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega por aqui. Os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para as funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. A desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes da execução desses cookies no seu site.