Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Transformação digital: quem você deve priorizar nessa jornada?

Se antes a transformação digital já era um desafio para o RH, em 2020 passou a ser algo urgente, quase uma obrigação para obter sucesso neste mercado tão competitivo. A digitalização já impacta praticamente todos os segmentos da economia. Durante a pandemia, a necessidade de aderir à tecnologia ficou ainda mais evidente, a telemedicina ganhou espaço, o ensino a distância, as reuniões de trabalho e todo o tipo de entretenimento virtual passaram a fazer parte da rotina e encarados como atividades comuns.

 

E o que realmente é preciso para que todo esse contexto pautado em transformação digital esteja em evidência nas empresas? Foco nas pessoas! Este processo não é sobre tecnologia, é sobre pessoas e um ambiente de gestão de mudança e inovação que promova a transformação. Para isso, o time de liderança deve estar alinhado à visão e aos valores da organização e divulgar a mensagem de engajamento por meio de um processo de comunicação estruturado.

 

Tal processo inicia-se pela definição da visão e cultura organizacional. Inovações como: people analytics, inteligência artificial, soluções HCM (Human Capital Management), autoatendimento, machine learning, etc., têm feito parte do universo corporativo de transformações. Essas inovações aumentam a probabilidade de sucesso quando existe um processo de desenvolvimento das pessoas no ambiente corporativo. As empresas que promovem a transformação digital possuem visão de negócio definida, simples de ser comunicada na organização, e liderança engajada, assim como uma equipe incentivada a participar da jornada.

 

Transformação Digital no RH

O mercado de tecnologia para RH no Brasil vem avançando rapidamente em ofertas de soluções tecnológicas, mas é preciso um estudo para identificar quais são os processos mais importantes para a experiência do colaborador (employee experience) em cada negócio. Por exemplo, empresas com alto índice de turnover podem iniciar a transformação pelo processo de onboarding. Integrações de soluções de parceiros diferentes e a proximidade com a área de tecnologia poderão ser fundamentais para gerar agilidade e produtividade para o RH, bem como boa experiência aos colaboradores.

 

Recomendações para a jornada da transformação digital:

 

  • Organizar o time de projeto com um líder (Project Manager);
  • Comunicar o roadmap para a organização;
  • Conduzir em parceria com a área de TI;
  • Identificar quais são os processos prioritários no seu negócio;
  • Utilizar um processo de análise de aderência para identificar parceiro(s) de tecnologia. Neste ponto, a capacidade de integração das soluções tecnológicas é fator-chave de sucesso; e
  • Identificar um parceiro de BPO especializado para assumir as rotinas operacionais e adicionar know-how na condução do processo de transformação digital.

 

Por Leandro Bonetti, CEO da Propay

 

São Paulo, 11 de Janeiro de 2021

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!