Vaga tem, mas você está pronto?
Você sabe vender? Tem experiência na área de finanças? São mais de 3 mil oportunidades em diferentes setores só na região da Grande Barueri. E quais os pré-requisitos que estão em alta?
“Com o atual cenário econômico, as empresas precisam contratar pessoas que conseguem trazer resultados a curto prazo, que já chegarão na empresa com grandes capacidades de executar suas tarefas e apontar oportunidades de melhoria”, diz Juliana Pereira, assessora de carreiras da Catho. Mas não é só isso, ela completa: “Precisa também ter um relacionamento interpessoal, análise crítica e planejamento estratégico, pois, ao contribuir com a empresa por meio desses comportamentos, a chance de entrega dos resultados esperados também é maior”.
Se você está desempregado e acha que fazer curso online e gratuito não vale a pena, reveja suas ideias. “Todos os cursos são válidos e bem avaliados no currículo, desde os cursos rápidos grátis até cursos de especialização, como uma pós-graduação ou um MBA.” As modalidades a distância e de curta duração também valem a pena. Segundo Juliana, essa atitude mostra que, mesmo fora do mercado, esse profissional está procurando se atualizar e se aperfeiçoar.
Anote mais três dicas importantes. Primeiro cuidado é quanto à descrição da vaga. Se você ficar com dúvida sobre o que está escrito ali, procure ajuda de um amigo mais experiente ou um colega da área de RH. Assim, você poderá ter mais certeza se o seu currículo destaca as competências que estão sendo pedidas.
Outra atenção é quanto à entrevista. São muitas as reportagens que ajudam você a se preparar para esse momento, dizendo o que fazer e não fazer, o que dizer e o que não dizer. Mas tem uma parte desse caminho que você precisa fazer por si: preparar-se com informações mais profundas sobre a área que está se candidatando, sobre metodologias que estão sendo usadas, sobre a cultura da empresa em que vai trabalhar. A superficialidade tem sido critério de exclusão de candidatos. Ou seja, quanto mais informações mostrar que possui para embasar seu currículo, mais chances você tem.
A nossa última dica apoia as anteriores. Frequentar grupos de estudo que discutem as práticas e a troca de experiência entre participantes, além do networking que proporcionam. A ABRH-SP tem grupos que tratam de diferentes temas, perto da sua casa. Quer saber mais? Mande e-mail para: [email protected]
Fonte: Folha de Alphaville – 05 de agosto de 2016