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GESTÃO DE PESSOAS: Business games: uma ferramenta de atração e retenção de talentos

Em razão dos resultados nem sempre satisfatórios das ferramentas tradicionais, algumas empresas têm investido em formas não ortodoxas de seleção e atração de jovens talentos. Uma delas é o patrocínio ou apoio aos chamados business games, jogos virtuais que simulam situações reais de organizações e convidam os participantes a enfrentá-las para obter o melhor desempenho. “É uma forma diferente de as empresas se relacionarem com esses jovens profissionais, porque eles podem mostrar o que são capazes de fazer”, analisa Marcelo Egéa, sócio-diretor da SerTotal, consultoria que desde 2009 organiza a etapa brasileira do Global Management Challenge (GMC), competição internacional de estratégia e gestão.

Criado há mais de 30 anos, o GMC reúne todos os anos milhares de profissionais e estudantes em 40 países. Divididos em grupos, eles assumem o papel de diretores de uma empresa virtual e buscam torná-la líder em seus mercados. Competindo durante 12 semanas, avaliam seu passado recente, discutem uma estratégia e tomam decisões relativas ao Marketing, Finanças, Produção e Recursos Humanos a fim de elevar o valor de suas ações acima dos seus concorrentes. No final, as melhores representam seus países na grande final internacional.

“Nos dois últimos anos, participaram no Brasil 512 equipes, com uma média de quatro integrantes cada uma. É uma competição que treina os estudantes em diferentes competências como trabalho em equipe, tomada de decisão, habilidades de influência e comunicação, além de estimular a aquisição de conhecimentos específicos”, explica Egéa. “Para as empresas que apoiam ou patrocinam as equipes é uma ferramenta prática e versátil para relacionamento, atração, desenvolvimento e retenção de talentos.”

A equipe campeã da etapa brasileira deste ano, além de receber uma premiação de 8 mil reais, irá participar da final internacional em Bucareste, na Romênia, entre abril e maio do próximo ano com todas as despesas pagas. Lá estarão em jogo o título internacional e um prêmio de 5 mil euros.

Encontro

A fim de que mais empresas e seus profissionais da área de Recursos Humanos conheçam as possibilidades dessas competições e o que os jovens esperam das organizações onde pretendem trabalhar, a SerTotal vai realizar no próximo dia 29, na capital paulista, o Encontro de Talentos com Empresas. Durante o evento, será realizado um talk show que irá discutir os desafios das empresas x as expectativas dos jovens talentos.

Participam do talk show, pelo lado das empresas: Luciana Campello, gerente de Recrutamento & Seleção da Dell, Elcio Trajano, superintendente de HR Latam da Serasa Experian, e Daniel Correia, gerente de Desenvolvimento do Senac; e pelo lado dos jovens: Leonardo Silveira, presidente da Aiesec no Brasil, organização mundial de estudantes focada no desenvolvimento de jovens lideranças, Gustavo Acipreste Pedra, presidente executivo da Fejesp – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, e Tiago Dias, chefe da equipe campeã nacional do GMC em 2004.

A programação do evento contará ainda com a apresentação das palestras Desenvolvimento Baseado em Talentos, que será conduzida por Brian Heap, diretor Brasil da Gallup Consulting, e Desafios do Sistema Financeiro na Atração e no Desenvolvimento de Jovens Talentos, por Marco André Ferreira da Silva, superintendente executivo de Recursos Humanos – Talentos, do Grupo Santander.

 

Encontro de Empresas e Talentos

Data: 29 de novembro

Local: Centro de Convenções Senac (Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823), na capital paulista

Horário: a partir das 13h30

Inscrições: www.informagroup.com.br/dp03137 (associados da ABRH-SP têm 15% de desconto nas inscrições)

Página do Estado 11 de Novembro de 2012

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