Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INSTITUCIONAL: Retrospectiva das ações e realizações de 2012

A ABRH-SP tem adotado determinadas práticas de governança corporativa semelhantes às de empresas que são consideradas referência no mercado. Uma delas é a transparência. Além de editar anualmente seu balanço social, a entidade também apresenta, para seus associados e a comunidade de gestores de pessoas, uma retrospectiva das realizações dos doze meses do ano, publicada neste jornal nos últimos dias de dezembro. Neste ano, destacam-se a inauguração de novas regionais e as iniciativas que visam à atração de jovens profissionais. Leia, a seguir, o resumo das principais ações de 2012: 

Inauguração de duas novas Regionais

Com um evento que teve como principal atração a palestra Líderes e Equipes de Resultados, conduzida pela psicóloga e especialista em coaching Susy Fleury, a Regional Bauru foi inaugurada, oficialmente, no dia 8 de novembro. Vinte dias mais tarde aconteceu a abertura oficial da Regional Ribeirão Preto, com a realização do 1º Encontro de Empresários e Executivos do Nordeste Paulista. Ambos os eventos foram prestigiados por empresários e autoridades locais, gestores de Recursos Humanos de empresas da região, representantes de grupos informais de RH e estudantes de graduação e pós-graduação. As Regionais já operam normalmente. 

Lançamento do novo site e da rede social People

Rede social da ABRH-SP, a People – O RH Conectado foi lançada em abril deste ano com os objetivos principais de integrar a comunidade de Recursos Humanos e atrair o público jovem. Desde então, a ferramenta tem propiciado a ampliação dos debates por meio de fóruns de discussão, a integração entre os membros dos grupos de estudo da Associação e a disponibilização de conteúdos de interesse dos gestores de pessoas. No mesmo período, a ABRH-SP lançou seu novo site, que facilitou a comunicação com os visitantes, e passou a publicar esta página no Estadão como o novo nome: simplesmente Gestão de Pessoas, para atingir um público mais abrangente. 

Realização de eventos próprios

Como já é tradição, a ABRH-SP realizou uma série de eventos gratuitos para seus associados ao longo do ano. Desta vez, porém, foram organizados mais eventos fora da capital: dois em Bauru; quatro em Campinas; dois em Jundiaí; um em Ribeirão Preto; sete na Baixada Santista; e dezesseis na sede, em São Paulo. Coaching de resultados, desoneração da folha de pagamento, trabalho temporário e serviços terceirizáveis foram alguns dos temas em debate. A programação também contou com palestrantes internacionais, como as consultoras portuguesas Isabel Freire de Andrade e Sofia Calheiros, diretoras da Conceito O2, sediada em Lisboa, que apresentaram o tema Positive Power & Influence, sobre o desafio de influenciar pessoas.

Grandes eventos de RH em São Vicente e Campinas 

Por meio de suas Regionais Baixada Santista e Campinas, a ABRH-SP realizou grandes eventos que tiveram a gestão de pessoas como tema central. Em parceria com o Gruca – Grupo Campinas de RH, a entidade promoveu, em junho, o 18º Encontro de RH. O evento, que aconteceu em Campinas, teve como tema Inovação & Gestão de Talentos.

Já a Regional Baixada Santista promoveu também em junho, em São Vicente, I Encontro de Gestão de Pessoas, com o tema A Gestão de Carreiras e o Desenvolvimento de Talentos.

Associação gratuita para os jovens

Desde agosto passado, os estudantes de até 25 anos, de todos os cursos de graduação, podem se associar gratuitamente pelo período de um ano na entidade, o que permite a eles participarem dos eventos gratuitos promovidos pela ABRH-SP, inscrever-se com descontos especiais em eventos de terceiros apoiados pela entidade, além de passar a integrar a rede social People – O RH Conectado.

Novos diretores e conselheiros

Os associados elegeram, no dia 9 agosto, os candidatos à Diretoria Executiva e aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP para o triênio 2013-2015. Única chapa inscrita para a Diretoria Executiva, a ColaboRHação, constituída por membros da gestão atual e profissionais de Recursos Humanos que pela primeira vez disputam um cargo eletivo na entidade, recebeu quase 97% dos votos dos associados. Com isso, a partir do ano que vem, a ABRH-SP passa a ter como presidente Almiro dos Reis Neto; como vice Donizetti Tadeu Moretti; e como diretores: Edna Rodrigues Bedani, Guilherme Cavalieri, João Marcelo Furlan, Lilian Guimarães; e Luciana Côrtes Carvas. A gestão também vai contar com os diretores nomeados Carlos Silva e Edna Vasselo Goldoni. 

Grupos de Estudo

Criados na ABRH-SP em 2007, os Grupos de Estudo cresceram e se consolidaram como uma das principais atividades da entidade para seus associados. Neste ano, 225 profissionais integraram os dez grupos da sede, os oito de Campinas, os quatro da Baixada Santista e o único de Jundiaí. Os diferenciais deste ano foram o trabalho realizado para garantir que todos os grupos trabalhassem com uma mesma metodologia e os encontros de networking que procuraram reunir os integrantes para a troca de ideias e informações.

Mudanças no estatuto

A ABRH-SP convocou seus associados para participar da Assembleia Geral de alteração estatutária, realizada no dia 18 de outubro. Com 136 votos a favor e um contra, foram aprovadas a modificação de artigos e a inclusão de dispositivos gerais no estatuto. A Assembleia Geral foi realizada de forma eletrônica, por meio do envio a cada associado de senha e login de acesso.

CONARH 2012

Com o tema central Acelerar para competitividade: O Desafio Humano, foi realizada, de 13 a 16 de agosto, a 38ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas. Um diferencial da programação do congresso, que é promovido pela ABRH-Nacional com a copromoção da ABRH-SP, foi a presença de vários CEOs e presidentes de empresas como conferencistas, a exemplo de Alessandro Giuseppe Carlucci, diretor-presidente da Natura, e Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Administração da Gerdau.

Novas parcerias e alianças 

Em conjunto com a Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), a ABRH-SP promoveu o Fórum Capital Humano – Ferramentas de Desenvolvimento e Competitividade, no Teatro do Sesi-SP, na capital paulista. O evento, primeiro resultado da aproximação das duas entidades, reuniu cerca de 900 pessoas e contou com a participação, como palestrantes, de Carlos Daudt Brizola, ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Ortiz, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e o então vice-presidente da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto.

A ABRH-SP também fechou novas parcerias e renovou alianças tradicionais a fim de gerar para seus associados diferentes oportunidades de desenvolvimento profissional, com descontos diferenciados em cursos livres, de pós-graduação, latu sensu e especialização. Fundação Getulio Vargas Jundiaí, Campinas e Limeira, BSP – Business School São Paulo, Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), BBS, B.I. International, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Integração Escola de Negócios foram os parceiros da entidade em 2012.

Página Semanal da ABRH-SP 23 de Dezembro de 2012

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!