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CLIMA ORGANIZACIONAL. O PODER DA PERCEPÇÃO COLETIVA.

 

Marta e Claudia se incomodam com o fato da empresa ser parceria do restaurante ao lado. Elas preferiam receber vale refeição e ter a liberdade de escolher onde almoçar. Já o Pedro não reclama da ideia. Para ele, pior que isso é a maneira como seu chefe distribui as tarefas. Essas insatisfações têm sido projetadas em seus rendimentos e logo a empresa vai começar a notar um declínio no trabalho.

 

As situações acima referem-se ao clima organizacional que nada mais é do que a forma como cada colaborador percebe a cultura da empresa (através de suas práticas, políticas, estrutura, processos ou sistemas) e como reage a ela. Essa percepção pode ser boa ou ruim, depende muito da interpretação pessoal de cada um. A questão é que ela influencia diretamente a motivação da equipe. Isso porque atinge o seu grau de satisfação e também a qualidade do trabalho.

Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em empresas onde encontramos colaboradores motivados, este mesmo índice alcança 60%.

Consegue identificar a importância do Clima Organizacional?

Cabe a nós, profissionais do RH, funcionarmos como agentes investigativos. Para isso, podemos contar com um eficiente instrumento ao qual chamamos de Pesquisa de Clima Organizacional.

Voltada à análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades, a pesquisa mapeia ou retrata os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Recomenda-se que seja aplicada periodicamente para atualização da base de informações, principalmente em períodos de mudanças no ritmo da empresa.

Após identificar e compreender os aspectos positivos e negativos de impacto, é possível definir planos de ações para melhoria do clima organizacional, focando o aumento da produtividade da empresa. Essa atitude melhora seus índices de competitividade, uma vez que os funcionários trabalham motivados, felizes e orgulhosos por sentirem que suas opiniões são importantes para a organização.

Dentre outras vantagens, contribui para o alinhamento da cultura com ações efetivas, auxilia o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, otimiza a comunicação, diminui o índice de rotatividade, cria um ambiente de trabalho seguro e identifica necessidades de treinamento.

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE CLIMA EFICIENTE?

Não existe um padrão de pesquisa de clima. Cada empresa deve adaptar o questionário à sua realidade e linguagem, estando coerente com o planejamento estratégico da organização. O importante é mostrar credibilidade no processo, sigilo e confiança aos seus funcionários, deixando-os à vontade em suas respostas. Outra dica válida é contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais como: 

  • Trabalho
  • Integração Setorial e Interpessoal
  • Salário 
  • Estilo Gerencial
  • Comunicação Empresarial
  • Desenvolvimento Profissional 
  • Imagem da empresa 
  • Processo decisório 
  • Benefícios 
  • Condições físicas do trabalho 
  • Trabalho em equipe 
  • Orientação para resultados 

Uma forma de encontrar fatores precisos que justifiquem o ambiente da empresa é sondar também a realidade familiar, social e econômica de seus funcionários.

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