janeiro, 2025

Marca Empregadora e Comunicação: caminhos cruzados, resultados multiplicados

A expressão Marca Empregadora (Employer Brand) deriva dos fundamentos do Marketing que trabalham a relação entre empresa e mercado, buscando a construção de redes de valor para ambos os lados (empresa e mercado).  Quando falamos em Employer Branding nos referimos aos processos para a criação de valor da marca em termos de atratividade e manutenção do relacionamento entre a empresa e seus funcionários. Os estudiosos do Marketing voltados para o público interno defendem que o funcionário é o primeiro mercado para qualquer empresa e também que o emprego pode ser encarado como um produto.
janeiro, 2025

ABRH-SP promove kickoff sobre aprendizagem e conhecimento

As iniciativas de desenvolvimento profissional oferecidas pela ABRH-SP conduzem o “Kickoff de Aprendizagem & Conhecimento 2025”. O evento on-line via YouTube, que será realizado dia 28 de janeiro, a partir das 9h, apresenta o portfólio do ano organizado pela maior comunidade de Recursos Humanos do Brasil. As inscrições gratuitas estão abertas.
janeiro, 2025

O futuro do trabalho é tema de webinar organizada pela ABRH-SP

Diante de mudanças cada vez mais aceleradas, e com a proposta de abordar diferentes cenários que precisam ser contemplados desde já no ambiente de trabalho, a ABRH-SP promove a webinar “Futuro do Trabalho”. O evento on-line via YouTube, que será realizado na próxima quinta-feira (23/01), a partir das 9h, reúne líderes e especialistas de importantes organizações. As inscrições gratuitas estão abertas.
janeiro, 2025

TRABALHO REMOTO E HÍBRIDO EM 2025: COMECE PELO PORQUÊ

Começar pelo "porquê" é uma provocação de Simon Sinek, autor do conceito do Golden Circle, que propõe que líderes e organizações reflitam profundamente sobre as razões e o propósito por trás de suas ações. Embora originalmente aplicado à liderança inspiradora, acredito que essa lógica também pode ajudar a entender variáveis que comprometem a análise de líderes sobre os modelos de trabalho remoto e híbrido. Um exemplo claro de como variáveis mal compreendidas podem comprometer a análise dos modelos de trabalho é a tendência do workation.
janeiro, 2025

Infográfico: Constelação Organizacional

A constelação organizacional é uma metodologia poderosa que combina sensibilidade sistêmica com praticidade. Ao abordar questões organizacionais de forma integrada, promove mudanças que vão além dos aspectos técnicos, alcançando níveis mais profundos de interação humana e organizacional. Essa abordagem contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso e alinhado, refletindo positivamente nos resultados da organização.
janeiro, 2025

Janeiro Branco: a necessidade de agenda permanente de saúde mental e emocional dos colaboradores

Em 2014, inspirado em campanhas como Outubro Rosa e o Novembro Azul, associadas a cores para conscientizar a população sobre a saúde, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão criou o Janeiro Branco. A iniciativa tem por objetivo promover o debate sobre saúde mental e emocional, tema de grande relevância, muitas vezes negligenciado não apenas no contexto da saúde pública, mas também como realidade nas empresas e no cotidiano das pessoas.
janeiro, 2025

Engajamento da Liderança: Estratégias para Potencializar o Employer Branding na Era da Inteligência Artificial

O engajamento da liderança é um dos pilares centrais para transformar o Employer Branding (marca empregadora) em uma estratégia efetiva, capaz de atrair e reter talentos. De acordo com estudos da Gartner, o Employer Value Proposition (EVP) é um conjunto de valores percebidos por candidatos e colaboradores, refletindo a essência da cultura organizacional, as oportunidades de desenvolvimento, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a inovação no ambiente de trabalho (Gartner, 2024).
dezembro, 2024

Reconhecimento dos colaboradores promove bom clima no trabalho e traz resultados para a organização

Nas ações que visam promover engajamento e bem-estar no ambiente de trabalho, reconhecer os profissionais de forma personalizada, valorizando suas singularidades e alinhando as iniciativas aos resultados organizacionais, é essencial às empresas, na visão de Eliana Mota, gerente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP. Para isso, um conjunto de boas práticas pode contribuir na aplicação efetiva deste propósito.
dezembro, 2024

Diversidade e Inclusão: O Caminho Estratégico para Inovação e Competitividade

A diversidade e inclusão (D&I) são muito mais do que questões de conformidade ou responsabilidade social; elas representam pilares estratégicos para o crescimento sustentável e a inovação organizacional. Empresas que abraçam a D&I de forma genuína criam ambientes colaborativos, criativos e resilientes, conquistando um diferencial competitivo significativo.
dezembro, 2024

No planejamento pessoal e profissional de 2025, a saúde mental tem lugar de destaque

A saúde mental é um dos pontos que mais merecem atenção em 2025. Na visão de Karen Monterlei, cocriadora de futuros organizacionais, especialista em gestão empresarial, cultura, desenvolvimento humano e comportamental, fundadora e CEO da Humanecer, tanto de forma pessoal quanto profissionalmente, os caminhos para o equilíbrio emocional e a saúde mental são pavimentados pelo autoconhecimento.
dezembro, 2024

Constelação Organizacional: Um Caminho Sistêmico para Transformação Organizacional

A constelação organizacional é uma abordagem sistêmica que possibilita visualizar e compreender as dinâmicas, inter-relações e padrões ocultos em uma organização. Baseada nos princípios das constelações familiares desenvolvidas por Bert Hellinger, essa metodologia tem se mostrado eficaz na gestão de conflitos, melhoria da comunicação e promoção de transformações positivas no ambiente corporativo. Oferecendo uma perspectiva abrangente das interações humanas e organizacionais, destacando valores, crenças, normas e conflitos presentes no sistema.
dezembro, 2024

Skills do Futuro para HRBPs: Um Olhar Através do Modelo T-Shaped

Este artigo explora como o modelo de competência T-Shaped é crucial para HRBPs na era digital, destacando as habilidades em conhecimento do negócio, fluência em dados, agilidade digital, advocacia de pessoas e execução com excelência. Essas competências capacitam os HRBPs a atuar como influenciadores estratégicos em contextos complexos e orientados por dados.