COMO SERÁ EM 2016?
A Associação Comercial e Industrial de Barueri nos ajuda a traçar um cenário para o ano que vem. E você tem um mês para se preparar.
Segundo Moacyr Correa Felix, presidente da Associação Comercial e Industrial de Barueri, o ano foi desafiador, pois ninguém imaginou o que iria acontecer. “O empresário não tinha noção do que iria acontecer em 2015. Sabia que não ia ser bom, mas não sabia que o problema era tão profundo. Com isso não se preparou para a crise e hoje sofre as consequências,” explica Moacyr.
“As perspectivas agora são de que a produção industrial continue a cair. Os estoques estão elevadíssimos, mais até que em outro período ruim, que foi 2009. O PIB reduzido em 2% vai ditar a produção. E, por tabela, as vendas.”
Moacyr acredita que a solução mais indicada é “inovar na redução de custos”. Como fazer com bem menos, como flexibilizar e encontrar soluções para atravessar a crise que não é só uma questão de gestão, mas que a gestão precisa antecipar não só problemas, mas saídas.
Para os que exportam, “a taxa de câmbio combinada à redução de salários, com o reposicionamento de mão de obra e times, pode amenizar no curto prazo”, pondera. “Mas é preciso um ajuste fiscal mais efetivo, que possibilite reduzir parte importante do custo, e também é preciso trabalhar para evitar o comprometimento com taxas bancárias.”
Mas e para quem está em busca de colocações no mercado de Barueri? Moacyr não acredita em grandes aberturas de postos, mas em recolocações: “Mão de obra qualificada ainda é um problema no Brasil e aqui na região temos procurado incentivar o desenvolvimento. Estamos falando de colaboradores para todas as áreas. As empresas precisam de resultados significativos com menos gente, logo, precisam de quem faz e faz bem. Dezembro é um excelente mês para pesquisar possibilidades de aperfeiçoamento. E nem todas exigem altos investimentos. Os portais de empregos mostram as exigências para contratação. Falta alguma delas para você? Corra atrás porque 2016 vai ser difícil, mas, se ficar parado, fica impossível”.
AGENDA:
Desenvolvimento de Analista de Treinamento
7 e 8 de dezembro, das 8h30 às 17h30
O curso para analistas de T&D, com até dois anos de experiência na função, tem como objetivo compreender a importância da área de T&D dentro das estratégias da organização, desenvolver as competências necessárias para sustentação ao processo de educação corporativa nas organizações, refletir sobre o papel do analista de T&D nos processos de educação corporativa, conhecer metodologias de ensino e aprendizagem no contexto de educação para adultos (andragogia), conhecer as etapas de um planejamento de T&D, diagnóstico, construção de um treinamento e avaliação de treinamento, conhecer os quatro níveis de avaliação (reação, aprendizagem, comportamento e resultado).
Mais informações: [email protected] ou (11) 5505 0545
Fonte: Folha de Alphaville – 04 de dezembro de 2015