Minha história no RH
Esta coluna foi criada para que os profissionais de RH possam compartilhar suas experiências. Com isso, a ABRH-SP Campinas mantém seu compromisso de disseminar conhecimento e fomentar a sua participação como agente de transformação das empresas.
Iniciei minha carreira na área de RH em 1995 na Drogaria São Paulo. Cursei administração, especializei-me em gestão de pessoas e, recentemente, em gestão empresarial, considerando que o profissional de RH precisa ter uma visão ampla dentro das organizações e entender de finanças, logística, produção e tudo que faz parte do negócio.
Escolhi essa carreira porque identifiquei que trabalhar com pessoas e para as pessoas me traz sempre um novo aprendizado.
Entendo que pessoas são únicas e, por mais procedimento e regras que uma área de RH possa implantar ou seguir, sempre há uma forma diferenciada de fazer, levando em conta o público alvo. E é exatamente essa forma diferenciada e flexível que chama minha atenção até hoje.
Ao longo desses anos passei por diferentes empresas como Klabin, Ambev e Legrand para chegar até aqui como gerente na Plastipak Packaging, multinacional americana no segmento de embalagens plásticas.
Atuo na empresa há sete anos e desde que cheguei enfrentei desafios como o de reestruturar a área de RH. Com esta meta já cumprida, seguimos adiante na manutenção das práticas e políticas alinhadas com a matriz, respeitando e adaptando as necessidades e cultura local, e alinhando as ações de recursos humanos às estratégias de negócio da companhia.
Acompanhei algumas mudanças na área neste período vendo o RH passar de um departamento que gerenciava pagamentos “despesas” com funcionários até hoje como parceiro dos negócios, fazendo a gestão de investimentos focados em desenvolvimento de talentos para aumento de performance nas organizações. Isso sem dúvida foi e continuará sendo o grande desafio de RH, adaptar e suportar as mudanças.
{module compartilhar}