A ABRH-SP completa 60 anos assinalando uma história de transformações na área de Recursos Humanos. Reconhecida hoje como a maior comunidade de RH do Brasil, a entidade antevê o futuro investindo em inovações alinhadas a panoramas que contemplam mudanças sociais e políticas globais. “Neste sentido, em nosso compromisso para o triênio 2025-2027 vamos intensificar o apoio ao setor com discussões aprofundadas e ampliar os investimentos em iniciativas consolidadas, como o Congresso LIFE, o programa de MentoRHia, as ações proporcionadas em edições do CHRO e os Grupos de Estudos, que refletem sobre mudanças pontuais e globais, tendo como referência o papel transformador do profissional de RH nas organizações”, afirma Eliane Aere (Lia), presidente da nova diretoria da ABRH-SP.
Com a proposta de ampliar a troca de experiências e melhores práticas na área de Administração de Pessoal — forma como o RH era chamado na década de 1960 —, jovens profissionais criaram uma entidade representativa para o setor no Estado de São Paulo. Desta forma, em 15 de março de 1965, nascia a Associação Paulista de Administração de Pessoal (APAP), sob a presidência do pioneiro Bernardo Gongora.
Entre as realizações da APAP, destaca-se a participação da entidade no II Ciap – Congresso Interamericano de Administração de Pessoal, organizado na Venezuela, em maio de 1965. Durante o evento, o Brasil foi escolhido para sediar a edição seguinte do congresso, o que precipitaria a formação, em novembro do mesmo ano, de uma entidade em âmbito nacional: a Associação Brasileira de Administração de Pessoal (Abape), hoje ABRH-Brasil.
No começo dos anos 1970, com o surgimento dos primeiros diretores de Recursos Humanos, a APAP passou a trabalhar pelo reconhecimento da atividade profissional e a formação dos administradores de pessoal, realizando os primeiros eventos e debates sobre as relações de trabalho.
Os anos 1980/1990 são marcados pela consolidação da entidade, que passa a se chamar APARH (Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos). Em 1998, com a reforma do estatuto, os associados passaram a ter direito à eleição da diretoria executiva por voto direto. Antes desta mudança, os conselheiros escolhiam o presidente, que indicava os membros da diretoria.
No início dos anos 2000, a entidade passaria por uma de suas mudanças mais significativas: o processo de integração ao Sistema Nacional ABRH, que originou o nome Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) e trouxe uma proposta mais alinhada às representações da ABRH no Brasil.
Outro fato histórico para a ABRH-SP foi a aquisição, em 2005, da sede própria da seccional na Avenida Berrini, uma das regiões empresariais mais importantes da capital paulista. A representatividade da entidade passaria a ser fortalecida com a criação das Regionais da ABRH-SP, hoje representadas pelas unidades Baixada Santista, Campinas, Centro-Oeste, Noroeste Paulista, Metropolitana Oeste, Sorocaba, Vale do Paraíba, Berrini e Avenida Paulista.
Uma das mais bem-sucedidas iniciativas da ABRH-SP, os Grupos de Estudos, criados em 2007, abordam as melhores estratégias de Recursos Humanos em um ambiente dinâmico e organizado para que os profissionais se conectem para trocar conhecimentos, vivências e boas práticas. De acordo com a presidente Eliane Aere, 2025 define um marco na história dos Grupos de Estudos. “Mudamos o modelo para que sejam realizados de forma semestral, e não mais anual”, diz. “Além disso, este ano temos 700 inscritos, o que representa um recorde para a ABRH-SP.”
Em 2008, com a criação do CORHALE (Comitê RH de Apoio Legislativo), braço legislativo do sistema ABRH em todo o Brasil, a entidade passou a influenciar diretamente a formulação das leis que afetam as relações trabalhistas no País.
Com um olhar para diversidade, equidade e inclusão, a ABRH-SP organizou, de forma inédita, em 2013, a primeira edição do Fórum de Pessoas com Deficiência – Além da Lei de Cotas, que cinco anos mais tarde passou a se chamar Fórum Inclusão da Diversidade e se firmou como um dos principais eventos da associação.
A partir de 2015, a ABRH-SP se projeta com iniciativas que, ano a ano, vêm sendo aprimoradas e reconhecidas por profissionais e lideranças de Recursos Humanos. Uma dessas ações é o CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina, que mais tarde foi rebatizado como LIFE – Liderança Feminina em Movimento e se consolidou como um dos maiores eventos de liderança feminina do mercado nacional. “Em 2025, o LIFE passa a ser, efetivamente, um movimento”, destaca Eliane Aere. Como forma de colocar o congresso no radar do RH no Estado de São Paulo, as Regionais da ABRH-SP vêm realizando Life Talks com assuntos que serão amplificados durante a realização do LIFE.
Em 2021, o lançamento do programa MentoRHia representou um impulso no desenvolvimento e na conexão entre profissionais de Recursos Humanos. “Em tempos de inteligência artificial, o programa vai intensificar o uso da tecnologia para aproximar ainda mais mentores e mentorados”, antecipa a presidente.
Desde 2021, quando foi organizado pela primeira vez, o CHRO Fórum vem ganhando força como evento exclusivo para líderes de RH, destacando-se como um dos principais encontros do setor, dessa iniciativa, surgiram também o CHRO Summit e o CHRO Exchange. Em 2024, em formato ampliado como CHRO Fórum – Conferência & Expo, foi reconhecido como o maior evento já organizado pela ABRH-SP.
“Nosso propósito, a partir de 2025, é trabalhar incessantemente para trazer tecnologia, conteúdo atualizado e qualificado para a área de RH em parceria com as grandes universidades de São Paulo, visando também programas de certificação que possam ter a marca da ABRH-SP, assim como de parceiros importantes no mercado”, afirma Eliane Aere.
Segundo a presidente, os projetos e realizações da ABRH-SP também têm o propósito de trazer novos associados. “O fortalecimento da entidade se faz com pessoas. Para os profissionais de Recursos Humanos oferecemos a oportunidade de atualização, compartilhamento de experiências e evolução em uma área cada vez mais atuante nas decisões estratégicas das empresas”, finaliza.
Diante de tantos movimentos de transformação e protagonismo voltados aos profissionais de Recursos Humanos, este é o momento ideal para se aproximar da ABRH-SP. Faça parte da maior comunidade de RH do Brasil, conheça mais sobre as iniciativas da entidade e participe ativamente da construção do futuro da gestão de pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP(24, março de 2025)