Manifesto em prol da diversidade é lançado pela ABRH-SP

A ABRH-SP lança o Manifesto “As Conquistas da Pauta de Diversidade Não Podem Parar”. A declaração expressa o posicionamento da maior comunidade de Recursos Humanos do Brasil diante da aparente despriorização e retrocesso, em nível global, das pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). O posicionamento destaca a responsabilidade das empresas e a importância de não recuar sobre os avanços que o tema proporciona às organizações e à sociedade como um todo.

Para Guilherme Cavalieri, conselheiro da ABRH-SP, embora o panorama mundial demonstre o quão distante as empresas estejam de atingir o ideal, nunca a diversidade foi tão presente no mundo corporativo como hoje. “O Brasil tem evoluído muito, as empresas se transformado e a sociedade como um todo vem se mostrando mais diversa e plural”, afirma.

O Manifesto da ABRH-SP evidencia os impactos positivos da diversidade no mercado de trabalho e ressalta o reconhecimento da relevância do tema por parte de empresas estabelecidas no Brasil. No entanto, Cavalieri ressalta que a pauta precisa ser acompanhada de ações de intencionalidade nas organizações para que se agreguem grupos minorizados e sub-representados que sofrem os impactos da falta de oportunidades e das várias formas de opressão.

Procurando ser exemplo, a ABRH-SP faz letramentos em DEI para seus associados, diretoria e colaboradores. Há 13 anos, promove fóruns de Inclusão da Diversidade, organiza grupos de estudo e realizou recentemente um censo de diversidade.

“Nossas conquistas não podem estagnar. Reconhecemos que ainda há um grande trabalho por realizar com o propósito de avançar e ampliar a relevância que a pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão tem para a sociedade”, ressalta Guilherme Cavalieri.

A pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão conecta várias empresas e organizações da sociedade civil, entre elas Alper, Arcádia, Bayer, Braskem, Danone, IBM, Grupo Accor, Grupo Fleury, CIEE, Talento Incluir, Total Energies, que assinam o Manifesto da ABRH-SP, além de representantes de organizações da sociedade civil que trabalham pelo fortalecimento dessas práticas.

Leia na íntegra o Manifesto “As Conquistas da Pauta de Diversidade Não Podem Parar”

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (26 agosto de 2024)